O povoado de São Timóteo distrito de Livramento de Nossa Senhora faz parte do Projovem Trabalhador. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado através da Secretária de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), a executora do projeto no local é o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano – IDSB. São sessenta jovens que participam do curso de Agro-extrativismo. São Timóteo surgiu no período colonial durante o Ciclo do Ouro, a vila era um ponto de saída e entroncamento para os viajantes.
O povoado atual nasceu a partir das fazendas existentes na localidade, ainda hoje há casarões com arquitetura daquele período. Mas o distrito enfrenta na atualidade diversas dificuldades e o Projovem Trabalhador visa atender a demanda de jovens que estão em situação de desemprego involuntário. O projeto acontece em duas etapas, a primeira etapa é a qualificação social e a segunda etapa a qualificação profissional, já começou em São Timóteo a qualificação profissional voltada para a teoria e prática do curso.
Os alunos irão estudar quatro áreas do Agro-extrativismo, são elas: oleicultura, fruticultura, criação de pequenos animais e artesanato regional, com foco na horticultura e artesanato que são as especialidades com maior potencial para a região. Segundo a aluna, Pauliana da Silva, um curso oferecido na zona rural é uma grande possibilidade para ingressar no mundo profissional. O jovem também aprenderá a elaborar um plano de negócio, facilitando as possibilidades de inserção do mercado de trabalho. Os alunos do curso estão animados com a oportunidade de aprendizado. Mobilizaram-se pelo retorno da Feira para o distrito, que hoje acontece em Livramento a 50 km de São Timóteo. A Instrutora Maria Helena Teixeira destaca o interesse dos jovens em investir na comunidade resgatando a Feira livre no local. Segundo ela o curso tem contribuído para o desenvolvimento dos alunos, despertando nos jovens a oportunidade de melhor qualidade de vida, mas além de tudo tem contribuído para o progresso da comunidade. Ascom - IDSB