O Governo do Estado assinou, na manhã desta terça-feira (8), no Museu de Arte da Bahia, em Salvador, o contrato de gestão do Edital de Publicização dos Serviços de Qualificação, Promoção e Comercialização do Artesanato Baiano. Isso significa que R$ 5 milhões serão aplicados no setor ao longo de dois anos por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A Associação Fábrica Cultural é quem vai gerir o contrato.
“Essa é uma política muito importante para geração de renda no estado. A Bahia tem uma tradição no artesanato, são várias regiões produtoras que disputam entre os melhores do Brasil e faltava da nossa parte exatamente essa estrutura, esse apoio fundamental, para que o nosso produto seja exposto no país e principalmente na Bahia”, afirmou o secretário da Setre, Davidson Magalhães.
As ações devem dinamizar o escoamento da produção artesanal, além de promover cursos de qualificação, feiras para comercialização, entre outras atividades.
“Estamos trabalhando com isso já há um tempo, são cinco anos com o Mercado Iaô, que todo mundo conhece, mas agora a coisa se expande e a nossa intenção é justamente dar cada vez mais visibilidade, trazer mais qualidade e ser uma rede, uma união de pessoas trabalhando para desenvolver e fazer o nosso artesanato chegar cada vez mais longe”, declarou a presidente da Fábrica Cultural e cantora, Margareth Menezes.