Estas bonecas de pano se tornam ainda mais bonitas quando conhecemos quem as criou: Luzia Torres. Dona Luzia aprendeu a fazer bonecas num colégio de Freiras, onde estudou quando era criança. Depois de adulta, vivia dizendo que quando aposentasse, iria procurar algo pra fazer. Resolveu aproveitar o tempo livre para levar conhecimento e amor às outras pessoas. Criou um grupo de mães em Guanambi e as ensinou a aproveitar os retalhos e costurar as bonecas.
Deu tão certo que hoje a associação possui até um espaço para a produção e é assessorada pela Setre, por meio do Cesol Sertão Produtivo e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano. As encomendas não param de chegar e Dona Luzia já recebeu vários prêmios em reconhecimento!! Inclusive, o selo da Bahia!
O carro - chefe do empreendimento é a boneca preta. A primeira, Dona Luzia fez em homenagem à avó. Sempre que participa de eventos e feiras, a boneca vai junto. Não falta cliente interessado, mas aquela “escondidinha”, exposta sempre no cantinho da barraca, não está a venda. Ela é como um troféu pra Dona Luzia, com um valor emocional infinito!
Mas, Dona Luzia não é a única que sente esse carinho gigantesco. O sucesso do grupo mostra que as bonecas pretas têm um significado especial não só para as criadoras, mas pro público que se sente representado..pras crianças que se enxergam ali, em cada traço. Não é uma boneca qualquer, é um símbolo de luta, resistência e empoderamento! Os sentimentos que cada uma provocam realmente não têm preço!