Alunas com seus certificados
O projeto Capacitação de Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos teve fim na noite da última quinta-feira (23), no evento de certificação, que englobou as alunas de Vitória da Conquista e Poções, realizado no auditório da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente, em Conquista. A certificação das alunas de Caetité e Guanambi aconteceu no dia 10 deste mês, em suas respectivas cidades.
Na composição da mesa estiveram presentes Marcelo Gavião, Superintendente de Desenvolvimento do Trabalho; Eduardo Moraes, Presidente do IDSB, Claudio Cardorso, Secretário do Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico de Vitória da Conquista; Nildma Ribeiro, Vereadora conquistentese; Andresson Ribeiro, em representação ao Deputado Estadual Fabrício Falcão; E Antonio Neto, Vereador de Poções.
laudio iniciou as falas da noite. Discursou sobre a importância da parceria entre o Governo Estadual e Municipal, mencionando que a secretaria está passando por uma reestruturação que, inclusive, dará ainda mais apoio à Economia Solidária. Finalizou parabenizando as alunas pela conquista muito significativa dos certificados.
Presidente do IDSB, Eduardo Moraes
Eduardo Moraes também falou. Comentou sobre a finalização do projeto, uma alegria para o IDSB, pois foi idealizado em 2013, quando aprovado em edital. E o ver concretizado é realmente uma felicidade. Ele ainda reforçou o quanto foi gratificante ver o contentamento das alunas nas salas de aulas, sentiu que foi muito valoroso o esforço para realização da capacitação.
Antes da entrega dos certificados, as oradoras de cada turma relataram a importancia de participar do curso. Sueli Rodrigues disse que a motivação das aulas a fez retomar aos estudos. Sinalizou que recentemente foi convocada num concurso municipal, para a vaga de serviços gerais, e que já aplica o conhecimento adiquirido no trabalho. Roberta Campos relembrou que fez grandes amizades, aprendeu sobre leis e direitos, e sobre ser uma mulher empoderada. E a Ilma Brito, relatou que se acostumou tanto às aulas diárias que sente falta das colegas, professora e monitora. Aprendeu no curso que domésticas são pessoas valiosas na sociedade, e finalizou incentivando a todas a retornarem aos estudos também.
Oradora Roberta Campos
Por fim, Marcelo Gavião discursou sobre realização deste projeto, com apoio do Governo Estadual. Em entrevista ele informou que “a gente espera de verdade que o curso ajude a enfrentar o problema da valorização do trabalho doméstico. Uma parcela significativa das mulheres que trabalham como domésticas não reconhecem seus direitos. O brasil, hoje, já tem uma lei que garante a essas mulheres proteção social e acesso a um conjunto de direitos”.
Superintendente Marcelo Gavião
Finalizou agradecendo ao IDSB, “a gente agradece muito ao IDSB, pela capacidade de realizar esse curso com tamanha perfeição. A entrega deste certificado aqui revela o quanto hesitoso foi essa iniciativa que precisar multiplicar. Estamos falando de 16% das mulheres que trabalham como domésticas no Brasil, é preciso mais políticas para atender a esse público”, concluiu.
Veja todas as fotos do evento
aqui.