Oficina em Guanambi
Nos dias 28 e 29 de março, representantes de associações, entidades do poder público, organizações não-governamentais e sindicatos dos 20 municípios que compõem o Território Sertão Produtivo, participaram de uma oficina de Educomunicação, promovida por uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através do Departamento de Formação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria do Grupo Banco Mundial e do Projeto Bahia Produtiva.
As atividades foram realizadas no auditório do Hotel das Torres, em Guanambi. Nos dois dias de oficinas, ministrantes e participantes debateram sobre a importância da comunicação em rede entre as entidades que promovem a governança do território. Além disso, os instrutores repassaram dicas de produção de conteúdo audiovisual, como produção de peças para internet e gravação de vídeos, com a finalidade de qualificar as instituições a produzirem sua própria comunicação. A iniciativa de formação de educomunicadores nos territórios visa a construção de uma rede de informações para os 27 territórios da Bahia.
Marcelo Rocha, Diretor do Departamento de Formação de Colegiados, órgão da CAR que está realizando as oficinas, comentou sobre a importância desse instrumento para a comunidade, “o mundo de hoje, pautado pelas plataformas digitais de circulação de informação e entretenimento constante, torna rasa a cultura. Troca a cultura pelo entretenimento, esvazia o debate político, mata a educação, corrompe o sentido comunitário. Então, diante de um contexto tão problemático e difícil é fundamental a formação. Nós queremos a autonomia do sujeito com pensamento crítico e que, com isso, ele possa fazer boas escolhas a favor do bem comum”, concluiu.
Como ferramenta de comunicação do Território Sertão Produtivo, foi criado um portal destinado à divulgação das ações das entidades do Território. O projeto é uma parceria entre o Colegiado Territorial do Sertão Produtivo (Codesp), IF Baiano – Campus Guanambi e o portal de notícias Agência Sertão, responsável pelo desenvolvimento do site.
*Texto com informações da Agência Sertão