Creuza em Vitória da Conquista
Durante esta semana os alunos do curso de Capacitação de Trabalhadores Domésticos de Vitória da Conquista receberam a visita da ilustre Creuza Oliveira, presidenta do Sindicato de Trabalhadoras Domésticas (Sindoméstico). Na ocasião, ela palestrou sobre cidadania e "a importância de as mulheres se organizarem, porque noventa porcento da categoria é formada por mulher... Ela vai poder se orientar dos seus direitos trabalhistas e sociais", disse a palestrante que também é ex-doméstica.
Creuza lembrou que a carteira de trabalho assinada e a contribuição para a previdência foram conquistados há 45 anos, mas não eram respeitados. Então a Lei Complementar Nº 150, de 1º de junho de 2015, agregou benefícios como, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS obrigatório, horas extras, salário família, seguro desemprego, adicional noturno e auxílio-acidente. Tudo isso foi um avanço muito grande para uma classe de trabalhadores tão desvalorizados, mas que os colocaram em destaque.
Outra questão abordada foi de que as “empregadas domésticas” são responsáveis, em grande parte dos casos, por cuidar de dois lares, o do trabalho e o seu próprio. Cuidam dos filhos dos patrões, mas quem cuida dos seus? Essas crianças ficam a mercê de más influências, que os tiram da escola e acabam por desvirtua-los dos valores que os pais podem ensinar. Por isso, a presidenta informou que a violência atinge mais os filhos das domésticas. Tal fato evidencia apenas um dos sacrifícios que elas fazem para garantir seu sustento.
Dentre suas outras importantes palavras, Creuza passou grandes conselhos. Ressaltou o quanto a qualificação é valorizada no mercado de trabalho, disse parabenizando os alunos que, após uma dia cansativo, ainda reuniram forças para ir à aula durante noite. Também abordou sobre o quanto o trabalho doméstico é discriminado. Mas pediu que os alunos não tenham vergonha da sua profissão, pois é o trabalho que dá dignidade, e merece respeito.
As visitas da presidenta do Sindoméstica também foram nas outras três cidades onde estão acontecendo o curso: Caetité, Guanambi e Poções. Iniciadas em 29 de novembro e finalizadas em 05 de dezembro, as palestras fizeram muito bem aos alunos. Pois, em todas as salas foram um sucesso.
A presidenta e turma
Em entrevista, Creuza finalizou falando sobre o quanto é importante o pagamento da previdência. “É preciso que as trabalhadoras contribuam com sua previdência, os empregadores também. Para que, quando chegar o tempo, ela tenha direito também de se aposentar”.
A Capacitação de Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas só pôde acontecer porque, primeiramente, o IDSB foi selecionado no 2º Edital do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), de 2013, para receber os recursos necessários, sendo aprovado pela Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte (SETRE), do Estado da Bahia .