Aconteceu, segunda-feira (03), na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) uma reunião para discutir a implantação de uma delegacia regional de trabalhadores domésticos. Estiveram presentes Creuza Oliveira, presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Bahia, o Sindoméstico, a vereadora Nildma Ribeiro, a diretora e o presidente do IDSB, Wilde Soares e Eduardo Moraes.
Na ocasião foram estabelecidos o local, as atividades e a previsão da data de início do projeto. A delegacia irá funcionar a partir de fevereiro de 2019, é a expectativa, no Centro de Formação Margarida Alves, situado na Av. Frei Benjamim, bairro Patagônia, em Vitória da Conquista. No local, os trabalhadores poderão realizar cursos de qualificação, como o de informática, receber auxílio jurídico, quando necessário, e informações sobre direitos e deveres, trabalhistas e sociais.
Além da parceria com a vereadora, a delegacia também será apoiada pelo IDSB, que disponibilizará seu auditório, com recursos de imagem e som de qualidade, assim como apoio social em diversos assuntos.
Ao ser questionada sobre o projeto, Creuza lembrou que era um desejo antigo. “Criar uma delegacia aqui em Vitória da Conquista é de extrema importância. Porque vai dar as informações necessárias para que as trabalhadoras possam atuar de forma digna no seu trabalho... Por isso a importância da delegacia, que já era para ter acontecido há muito tempo. Mas a gente nem sempre acha apoio para fazer, por isso que demorou. Mas, agora que encontramos vamos cumprir esse compromisso”, concluiu.