Alunos de Itapetinga
Concluímos na tarde de ontem as certificações do Qualifica Bahia - SETRE. Iniciamos em Itapetinga, às 14h no prédio Anchieta, onde funciona o Instituto de Promoção de Amparo ao Menor (IPAM), a certificação dos 20 alunos do curso de Cabeleireiro. No evento, compuseram a mesa a representante da turma Angélica do Nascimento, as instrutoras Rita de Cássia Silva e Andrea dos Santos, o coordenador Danilo Santana, o demandante do Jerry Santos, além das diretoras do IDSB, Wilde Soares e Jocélia Melo.
Antes do início dos costumeiros discursos, foi realizado entre alunos um sorteio dos produtos e aparelhos utilizados durante as aulas, a exemplo de secadores, chapinha, xampus e escovas. O que se caracteriza como um bom incentivo para o início da nova carreira.
Aluna Alice de Araújo com seu prêmio
Logo após, as instrutoras falaram sobre o caráter humanizado dos salões de beleza. Muitos clientes os procuram para, além de tratar o corpo, desabafar e ouvir palavras positivas. Então, o cabeleireiro deve estar preparado para proferir boas mensagens. Wilde Soares agradeceu ao grande empenho da equipe e desejou muito sucesso aos alunos.
Grande parte da turma já garante uma renda semanal com os serviços capilares que prestam em casa. É o caso da Alice de Araújo, que já atuava como manicure e designer de sobrancelhas, mas decidiu fazer o curso para abranger mais sua área de atuação. “Para mim foi muito bom, porque já trabalhava na área da beleza, só que com cabelo eu não sabia mexer e tinha curiosidade. Então o curso caiu como uma luva. Foi bom porque tudo que aprendi pude colocar em prática”, disse.
O número de clientes aumenta no final de semana, é o que também garante a Fraviane Silva, outra recém qualificada que já atende em casa. Questionada sobre a importância do curso respondeu:”Foi muito gratificante, porque posso ajudar meu marido nas contas. Atendo mais no final de semana, as meninas querem ficar bonitas, umas 10 ou 15. Depende do evento que tiver aqui. Minha mãe me ajuda e fica melhor para mim”, informou, lembrando que a mãe foi sua colega nessas aulas.
Para Jerry Santos, o curso atende aos princípios da empregabilidade e da cidadania: ”Esta ação do IDSB junto com os órgãos do governo do Estado, quando chega a um município traz a expectativa de novas oportunidades para as pessoas. Não só no mercado de trabalho, mas também é uma oportunidade para as pessoas estarem revendo a sua vida. A sua postura, a sua cidadania, o convívio com a comunidade e o familiar”, concluiu.
Itambé
Wilde Soares discursa na certificação de Itambé
Em Itambé a certificação dos 20 alunos do curso de Pintor de Ambientes aconteceu às 17h, na Câmara de Vereadores. Compondo a mesa estiveram o demandante do curso, Sivaldo Santos, o instrutor José Eduardo, a representante da turma Jasciara Silva e as diretoras do IDSB, Wilde Soares e Jocélia Melo.
Abrindo os discursos, o instrutor elogiou muito a turma pela dedicação. Informou que os alunos estão quebrando tabus, pois duas alunas já estão trabalhando na área. Wilde Soares lembrou que é importante qualificar-se mais para continuar no mercado.
Raquel Brito, já trabalha em Vitória da Conquista e busca melhorias no serviço. “É muito bom, praticar um pouco e melhorar. Pretendo especializar mais”. E Aline Santos trabalha em Itambé mesmo, questionada sobre o curso disse que “foi uma oportunidade boa. Está valendo a pena porque é um meio de ganhar dinheiro. Se tivesse curso de pedreiro aqui, queria também”, pontuou.
Alunos de Itambé
O demandante do curso, Sivaldo Santos, concluiu agradecendo a vinda do curso, “a gente agradece, cidade pequena, sem emprego. E graças ao IDSB, a SETRE e o governo do Estado vimos portas se abrindo, já estão sendo inseridos no mercado de trabalho”, concluiu.