Hoje pela manhã os diretores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), estiveram numa reunião com Cláudio Cardoso, Secretário Municipal do Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, de Vitória da Conquista, na sede da secretaria. Eduardo Moraes e Wilde Soares, presidente e diretora financeira do instituto, apresentaram o projeto Capacitação de Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas, aprovado pela Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte do Estado da Bahia, e que será realizado em breve pelo IDSB, nos municípios de Caetité, Guanambi, Poções e Vitória da Conquista.
Na oportunidade, também foi discutido a parceria da Prefeitura Municipal no projeto, idealizado pelo instituto, para que os participantes além da capacitação, tenham prioridade no acesso aos programas sociais do município, como inscrição no Minha casa Minha Vida, vagas em creches para os filhos menores, dentre outros.
Entrevistado, o secretário exaltou a importância do projeto para a melhoria da qualidade do trabalho, e como uma oportunidade de ingressar no mercado e aumentar a renda. “Com certeza essas mulheres e homens que serão capacitados, terão condições de oferecer serviço melhor e até uma remuneração melhor através dessa parceria que conta com o apoio da Prefeitura e da Semtre”, concluiu Cláudio Cardoso.
A Capacitação de Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas, é uma idealização do IDSB, e será realizado do mês de outubro a dezembro, por meio de recursos provenientes do 2º Edital do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), em 2013. Em breve mais informações sobre o projeto serão publicadas aqui.
FUNTRAD
Criado em 2011, pelo Governo do Estado da Bahia, tem natureza contábil-financeira e é um instrumento de captação de recursos, proveniente de fontes diversas, exclusivamente destinadas para colaborar de forma subsidiária na implementação de ações de promoção do trabalho decente no estado da Bahia.