O presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano - IDSB, Eduardo Moraes, acompanhado pelo coordenador técnico Marcos Lélis, fala sobre o sucesso na realização do campeonato.
No domingo (16), o IDSB fechou com brilhantismo o último Campeonato Rural 2018 em Piatã, proveniente do Edital nº03 da Sudesb. Após seis rodadas, dos 16 times participantes, classificaram-se para a partida final, Bela Sombra X Juventude, as duas equipes se enfrentaram durante a tarde, no Campo da comunidade do Rela, reformado e iluminado pela prefeitura. Foi uma partida emocionante, com belas jogadas entre as duas equipes. No primeiro tempo, mesmo com um maior volume de jogo e posse de bola o time do Bela Sombra, foi surpreendido e levou um gol, marcado aos 33 minutos, pelo jogador Josué.
No segundo tempo, a equipe do Juventude, voltou mais compacta e neutralizando as principais jogadas do adversário. O que não impediu de sofrer o gol, porém, contra, que cedeu o empate, marcado aos 16 minutos, por Neném. Após o tempo de acréscimo, o árbitro Marconi Marques encerrou a partida com o placar de 1X1, levando a decisão para os pênaltis, com cinco cobranças para cada equipe. Com uma defesa espetacular do goleiro Marcelo, após os 10 chutes a gol, a equipe do Bela Sombra venceu por 5x4 sagrando-se como a grande campeã do primeiro Campeonato Rural do município de Piatã, na Chapada Diamantina.
Depois de muita festa e do espocar dos fogos, os heróis do jogo receberam a premiação, primeiro foram entregues os troféus aos treinadores das equipes vice e campeã, William e Liberato, treinadores do Juventude; Wendell treinador do Bela Sombra. Em seguida, foram laureados o artilheiro da competição (Mardson, do time “Felizardo”), e o melhor goleiro do campeonato (Marcelo, do Bela Sombra). Por fim, o troféu à equipe vice-campeã e o troféu à melhor equipe da competição. Estiveram presentes prestigiando a final, os membros locais da organização, como Arinaldo Silva e Manoel dos Anjos (Sinhozinho), o secretário de administração e finanças do município, representando o prefeito, Marcos Paulo, e os vereadores Pedro Paulo Macedo e Jailton Mendes; Além da gloriosa Polícia Militar da Bahia, decisiva para assegurar a tranquilidade da festa.
Partida final no Campo do Rela.
“Emoção indescritível”, disse Cleriston Matos, jogador do Bela Sombra. Para ele, o mais importante do esporte, vai além das vitórias, “é muito satisfatório para todo mundo, porque além de ser gostoso ganhar no futebol, tem a união que você faz com os amigos, o conhecimento que você adquire com os outros”, concluiu sorridente.
Já o time vice-campeão, mesmo perdendo, não poupou elogios à organização. “Foi um jogo duro e muito difícil. Hoje não deu para a gente ganhar, mas faz parte do futebol. Gostei muito, não deixou nada desejar. Queria agradecer à organização, foi uma das melhores que a gente viu aqui”, disse.
O público compareceu em peso. Cerca de cinco mil pessoas lotaram o local e comemoraram muito ao final com o time campeão. Foi uma festa muito bonita, uma boa tarde/noite de entretenimento. Havia muitos vendedores ambulantes e conversamos com um deles, o Cristiano Assunção, vendedor de geladão, que tirava em média, a cada rodada, cerca R$ 200,00 (duzentos reais). Para ele, o segredo da renda extra é a qualidade do produto “sempre trago dois isopores, vendo tudo. Hoje trouxe dois e já está acabando, porque é a final. O pessoal gosta muito porque tem preço e qualidade, é natural”, disse, ainda no primeiro tempo da partida.
Cristiano, vendendo geladão.
O Vereador Pedro Paulo Macedo, foi um dos articuladores para que o campeonato acontecesse em sua cidade, ele afirmou que esse presente do governo do Estado, através da Sudesb, foi um divisor de águas para o esporte amador da cidade, de acordo com o vereador, “O campeonato foi de extrema importância, a gente está resgatando o esporte, sobretudo na zona rural. Fizemos um trabalho interessante com os clubes, com palestra alertando para as consequências do uso de entorpecentes. O futebol de Piatã foi uma coisa antes e será outra depois do campeonato”, concluiu agradecendo ao governo da Bahia, o superintendente da Sudesb, Elias Dourado e a Prefeitura. Disse ainda que o povo de Piatã espera que, em 2019, seja ainda melhor, finalizou.
Veja aqui mais fotos do Campeonato Rural de Futebol de Piatã.