Turma de Cabeleireiro, em Itapetinga.
O programa Qualifica Bahia tem mudado a realidade de muita gente. É uma oportunidade de adquirir uma nova profissão, ou garantir uma renda extra para complementar os gastos mensais. O IDSB esteve, na tarde de ontem, em Itambé e Itapetinga para visitar os cursos e conversar com os alunos sobre o que estão pensando para o futuro. A maioria deseja realmente seguir a área de estudo e entrar no mercado de trabalho.
Em Itambé está acontecendo o curso de Pintor de Ambientes e, segundo o instrutor José Vieira, uma aluna tem sido o destaque das aulas, pelo cuidado com que realiza o serviço. Ela, Aline Santos, de 28 anos, afirma que vai seguir com a profissão: “está sendo bom, porque eu mesma posso trabalhar em casa e exercer minha função para várias pessoas”. Seu colega, Elenilton Sousa, de 41 anos, tem a mesma ideia, “quando terminar o curso pretendo seguir a profissão. Está sendo muito gratificante”, disse.
Turma de Pintura de Ambientes em Itambé.
Já em Itapetinga, o curso ofertado é o de Cabeleireiro. São 20 alunos, entre homens e mulheres, assim como em Itambé. Para uma aluna, em especial, as aulas são uma chance imperdível: “Na idade em que estou, é muito difícil encontrar um emprego, e o curso está me dando muita oportunidade, uma chance de recomeçar. Me deu uma motivação muito grande, porque a gente precisa de iniciativa. Braços cruzados não levam a gente a nada. É uma oportunidade única. Não é todo mundo que tem essa chance. Estou abraçando de corpo e alma”, desabafou feliz Jacirema Fernandes, de 52 anos.
A aluna Jucirema em aprendizado.
Mais cursos estão acontecendo em outras cidades, como: o de Cabeleireiro em Brumado; Processamento de Frutas e Verduras em Tanque Novo e Operador de Máquinas Pesadas em Caculé. O IDSB executa esse programa porque foi, mais uma vez, convocado, por meio de edital da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), como uma instituição executora.
Clique
aqui para ver mais fotos doo Qualifica Bahia.