Na próxima segunda-feira (23) terá início o Qualifica Bahia, programa do Governo do Estado da Bahia, executado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano. o projeto consiste em ofertar cursos profissionalizantes para jovens e adultos de baixa renda em situação de vulnerabilidade social. Com isso, na manhã de ontem (18), foi realizado no auditório do IDSB um treinamento para orientar e instruir os coordenadores e instrutores que ministrarão as aulas.
Segundo Jocélia Melo, Secretária Geral do IDSB, o objetivo do encontro foi de passar todas a instruções, orientações, e o que é o Qualifica Bahia. “Porque os instrutores não têm conhecimento do que é o projeto, qual é o objetivo e qual é o perfil do aluno. Eles já saem daqui capacitados para repassar todo o conteúdo e para que o projeto atenda seus objetivos” concluiu.
Os cursos ofertados são: Cabeleireiro em Itapetinga e Brumado; Pintor de Ambientes em Itambé; Processamento de Frutas e Verduras em Tanque Novo e Operador de Máquinas Pesadas em Caculé. Esses têm 50 dias de duração, com quatro horas de aula teórica e prática por dia.
Os cursos abrem muitas oportunidades para as pessoas que participam e se dedicam. São cerca de 30 vagas por curso, uma grande chance para a geração de renda. A expectativa é de que o certificado facilite a inserção dos alunos no mercado de trabalho, ou atuem como empreendedores individual. Também espera-se, a partir daí, que continuem a avançar na escolarização e profissionalmente.
O IDSB executa esse programa porque foi, mais uma vez, convocado, por meio de edital, pela Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Governo da Bahia, como uma instituição executora. Em breve publicaremos mais informações sobre o andamento dos cursos.