Fonte: Texto com informações da SETRE
Wilde Soares Vieira, segunda da esquerda para direito, presente no ato da assinatura
O IDSB, representado pela sua diretora financeira, Wilde Soares Vieira, assinou nessa quarta-feira (4), o termo de colaboração para desenvolvimento de projetos do 2º Edital do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad). A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Na prática, significa que o instituto em breve poderá desenvolver o projeto Orientação e Apoio aos Trabalhadores Domésticos. Este tem como objetivo qualificar 240 trabalhadores domésticos, sob o panorama da formação de multiplicadores nos Territórios de Identidade do Sertão Produtivo e Vitória da Conquista, levando em conta os temas da atividade laboral, meio ambiente do trabalho, perspectivas de gênero, raça e pessoa com deficiência, de acordo com os princípios e as finalidades da Agenda Bahia do Trabalho Decente. Como também desenvolver ações para fortalecimento desses trabalhadores nos espaços de participação social e democratização política; elevação de escolaridade, qualificação profissional, educação para a cidadania, geração de mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento.
O evento contou com a participação da chefe de gabinete da Setre, Ângela Guimarães; do coordenador da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Juremar de Oliveira; do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Luís Carneiro Filho; de conselheiros do Funtrad; e de representantes das demais entidades habilitadas pelo edital.
Segundo a chefe de gabinete da Setre, a expectativa é de acelerar os outros projetos semelhantes: “Sinto-me bastante honrada em cumprir a missão de tirar esses projetos do papel. E não vamos parar por aí. Em agosto ou setembro, pretendemos contemplar outros projetos do edital de 2015. Já em janeiro de 2019, esperamos fazer o mesmo com os projetos habilitados do edital deste ano”, explicou Ângela.
Na nova etapa da chamada pública, que foi lançada em 2013, foram contempladas as seguintes organizações: Instituto do Desenvolvimento Sustentável do Sudoeste Baiano (IDSB); Instituto Aliança com o Adolescente; Capacitação, Inserção e Desenvolvimento (Cide); Comunicação Interativa (Cipó); e Organização Gongombira de Cultura e Cidadania.
Com um investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão do Funtrad, os cinco novos projetos abrangem os seguintes eixos da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD): Juventude; Saúde e Segurança do Trabalhador; Erradicação do Trabalho Infantil; e Promoção da Igualdade de Gênero e Raça.
Funtrad
Com natureza contábil-financeira, o Fundo de Promoção do Trabalho Decente é um instrumento de captação de recursos, proveniente de fontes diversas, exclusivamente destinadas para colaborar de forma subsidiária na implementação de ações de promoção do trabalho decente no estado da Bahia.