Unidade de processamento da APIB, em Livramento de Nossa Senhora
Um grande avanço para a economia solidária e que demonstra o resultado do trabalho exercido pelo Cesol Sertão Produtivo: Após longo processo de adequação e tentativas de iniciar o funcionamento, a APIB (Associação do Assentamento do Perímetro Irrigado do Brumado Bloco II), há quatro anos parada, conseguiu o registro nacional - fornecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) - para processamento de polpas de fruta e já está apta a produzir.
As solicitações da associação conseguiram mobilizar técnicos do Mapa. Então, eles estiveram na unidade, pediram algumas modificações, em que o Cesol teve a oportunidade de orientar nas exigências e adequações. Assim, a APIB zerou as pendências e ganhou o registro de primeira unidade de processamento de fruta do território, que inclui outros 19 municípios.
Agora, o processo é registrar os produtos, cada sabor será analisado. Até o momento já foram registradas as polpas de maracujá, acerola e umbu. Ou seja, os produtores estão autorizados a comercializar em qualquer lugar do Brasil. Segundo Luiz Cravo, Coordenador do Cesol Sertão Produtivo, que assiste a APIB, a orientação fornecida de agora em diante será para a comercialização: “a gente vai auxiliar a eles colocarem o código de barra… Atuando mais perto deles para que consigam, realmente, iniciar uma produção e uma comercialização que possa agregar renda e atrair mais pessoas. Temos a perspectiva de que ela seja uma unidade modelo para o território”, disse.
Cesol em visita à unidade
Essa primeira unidade, além de ser exemplo, pode ceder o seu espaço, na modalidade de aluguel, para que outros empreendimentos possam processar e registrar a sua polpa. Assim, fica mais fácil de participar de licitações e chamadas públicas, como por exemplo, para o fornecimento de polpas para alimentação escolar do próprio município. Sem o registros os empreendimentos podem estar perdendo mercado.
A APIB ainda necessita renovar alguns equipamentos, e, para isto, está correndo à Seleção de Subprojetos de Qualificação de Agroindústrias (Edital 13 da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR). Entretanto, o principal já foi alcançado, há muito trabalho por vir, e geração de renda em economia solidária no sertão da Bahia.