O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano – IDSB participou da Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente realizada no auditório da Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADTR).
Vitória da Conquista foi um dos cinco municípios na Bahia que receberam a Conferência que é organizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Diversos representantes da sociedade civil se reuniram para elaborar propostas e desafios, foram escolhidos 30 delegados que irão participar da III Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente que ocorrerá nos dias 22 e 23 de setembro deste ano, na cidade de Salvador. O objetivo da Conferência é discutir a temática do Trabalho decente e a política nacional voltada para Vitória da Conquista. Também dá oportunidade dos municípios vizinhos contribuírem com esse debate. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Trabalho Decente é um "trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna".
A população economicamente ativa no Brasil cresceu nos últimos anos, desde 2009 foram criados mais de 12 milhões de empregos formais, no entanto, isso não indica que as condições de trabalho melhoraram.
O Trabalho Decente seria uma condição fundamental para a melhoria na superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável. É de extrema importância o debate realizado, buscar alternativas para melhoria dos vários segmentos trabalhistas na sociedade, desde o jovem que ingressa no mercado de trabalho até o trabalhador na zona rural.
O IDSB acredita na qualificação como mecanismo para criar situações de igualdade e trabalho decente. Esses são alguns dos objetivos do Instituto desenvolver ações de estímulo ao conhecimento, formação, capacitação e desenvolvimento em políticas de inclusão social. Foto por Zé da Silva - vitoriadaconquista.com.br
ASCOM - IDSB