Feiras e exposições são grandes oportunidades para venda de artesanatos e alimentos da economia solidária. Não é diferente com a 52ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, uma das mais importantes e antigas da Bahia realizada de 13 a 18 deste mês. Por isto os produtos que têm a assessoria do Cesol Sertão Produtivo estiveram no evento, no setor Rota da Cachaça, estande que reúne itens da economia solidária de várias partes do Estado.
Os produtos do Sertão Produtivo fizeram bastante sucesso, pois cativam consumidores pela beleza delicada e inconfundível sabor do sertão. Como não se encantar por um artesanato em que a própria artesã planta o algodão e dele adquire tecidos para diversas peças como toalhas e caminho de mesa, pano de prato, toalhas de rosto…? Ou ainda, o consumidor pode se deliciar com cortes defumados (lombo, carré, pernil) e linguiças especiais de bode.
O que é Economia Solidária
A Economia Solidária corresponde ao conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito organizadas sob a forma de autogestão, isto é, pela propriedade coletiva dos meios de produção e bens ou prestação de serviços e pela participação democrática nas decisões dos membros da organização ou empreendimento.
Nessa economia, encontram-se milhares de trabalhadores e trabalhadoras organizados de forma coletiva, gerindo seu próprio trabalho e lutando pela sua emancipação. As iniciativas de Ecosol contam com a participação de coletivos, cooperativas populares, redes de instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, organizados pelos seguintes princípios:
*Autogestão;
* Cooperativismo;
* Comércio justo;
* Consumo Consciente;
* Clubes de trocas;
* Finanças Solidárias;
* Formação de Redes;
* Empresas Recuperadas.