Os agricultores familiares baianos podem se inscrever, a partir desta terça-feira (2), na chamada pública, realizada pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para empreendimentos da agricultura familiar que tenham interesse em participar das praças ‘Brasil Saudável e Sustentável’, no período de 05 a 14 de agosto de 2016, durante as Olimpíadas Rio 2016.
As Praças estarão instaladas em áreas públicas da cidade do Rio de Janeiro e de grande visibilidade. Cada praça irá proporcionar a instalação de aproximadamente 10 empreendimentos para exposição e venda direta de seus produtos durante os 10 primeiros dias do Mega Evento Olímpico.
Para participar de uma das praças, os empreendimentos devem acessar o edital de chamada pública disponível no endereço eletrônico www.mda.gov.br/sitemda/chamadas-publicas e enviar ficha cadastral até o dia 2 março.
É importante lembrar que os grupos inscritos devem ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica e estar de acordo com a Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.
Para classificação dos empreendimentos inscritos serão levados em consideração alguns critérios como possuir o Selo da Agricultura Familiar (Sipaf) e trabalhar com produtos agroecológicos e da sociobiodiversidade.
Consumo consciente
A ação integra as estratégias da campanha de Consumo Consciente, que pretende sensibilizar consumidores finais e aumentar a demanda por produtos orgânicos e sustentáveis, produzidos por agricultores familiares. Com o estímulo ao consumo destes produtos, a campanha quer promover a abertura de novos mercados de comercialização, incentivar o consumo de alimentos saudáveis e deixar como legado uma cadeia produtiva mais estruturada, uma demanda diferenciada que vai promover inserção social, geração de emprego e renda e proteção ambiental.
Mais informações entre em contato por telefone: MDA
(61) 2020-0609 ou com o MDS
(61) 2030-1670.
Fonte: Site MDA