No início do mês de janeiro, o governo do Estado da Bahia entregou 37 títulos de terra para agricultores familiares de 12 comunidades do município de Brumado. A ação de regularização fundiária e realizada pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Na última semana, foi a vez dos agricultores de Guanambi. Foram entregues pelo governador Rui Costa títulos de terra a mais de seis mil famílias de produtores rurais. O acordo firmado com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão representa um investimento do Estado de aproximadamente R$ 1,57 milhão.
Com o título de terra, o agricultor familiar passa a ter a garantia jurídica da posse da terra e pode ter acessos às políticas públicas do governo federal, a exemplo dos Programas como os de Aquisição de Alimentos (PAA), de Alimentação Escolar (PNAE) e o Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
O coordenador da Coordenação de Desenvolvimento Agrário, Ariosvaldo Souza ressaltou que, além destes títulos entregues em Brumado, outros municípios que integram o Território de Identidade do Sertão Produtivo, já foram beneficiados com ações de entrega de títulos. Em Guanambi, o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, explicou que 13 municípios subscrevem o convênio para que os seis mil títulos sejam emitidos em um prazo de aproximadamente um ano. Rui também entregou no município dois carros para uma cooperativa, um para transporte de produção e insumos, outro para a prestação de assistência técnica.