Neste sábado (28) até o dia 6 de dezembro, acontece em Salvador, no Parque de Exposições, a VI Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), um evento que está incluído na programação da 27ª Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO). Através da intermediação do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), seis empreendimentos assessorados do Território do Sertão Produtivo irão participar do encontro: a Associação dos Apicultores de Caetité; Meuryluta - Movimento de Mulheres; Associação de Lagoa de Dentro - Raízes do Sertão; Casa do Artesão de Guanambi; Associação de Campo Seco; e Caprina.
Este ano, a expectativa é de movimentação financeira em torno R$ 100 milhões em negócios até o dia 6 de dezembro. O horário de funcionamento é das 8h às 22h, com ingressos custando R$ 5 (crianças até 12 anos não pagam). A programação da Fenagro conta com a exposição de cerca de seis mil animais e pretende atrair mais de 100 mil pessoas durante os nove dias de duração. Nesta edição, a feira terá a “Escassez de Recursos Hídricos” como tema. A programação também inclui festival gastronômico, espaço cultural com shows musicais, salão internacional, torneio leiteiro, cursos de formação e capacitação, provas desportivas, feira de adoção de pequenos animais, além de diversificada programação infantil.
A FEBAFES é uma ação conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE do Governo do Estado da Bahia, e é um importante momento para integração de empreendedores da Agricultura Familiar. Sem contar que a FENAGRO é o maior evento agropecuário do Norte/Nordeste e uma das cinco maiores do País.
A FENAGRO é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba). É promovido em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri) - que apresentará as novidades de 19 cadeias produtivas, além dos serviços do Centro Tecnológico da Agropecuária - e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) - que organiza a FEBAFES. A Feira tem ainda o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil (BB) e Desenbahia.