O município de Livramento de Nossa Senhora é conhecido no Brasil pela grande capacidade produtiva de frutas, cuja comercialização já atingiu mercados exteriores. No entanto, devido à grande queda na produtividade pela escassez de água na região, a população carece de novas possibilidades de geração de renda, agregando valor à produção de frutas existente.
Com a iniciativa da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – SUDIC do Governo do Estado da Bahia, a Associação do Assentamento do Perímetro Irrigado do Brumado – Bloco II assumiu o gerenciamento do galpão da Indústria Cidadã para colocar em funcionamento a Unidade Produtiva para o processamento de frutas (manga e maracujá).
O Centro Público de Economia Solidária (CESOL) Sertão Produtivo atualmente está assessorando o empreendimento para instalação dos equipamentos para a linha de produção, com profissional da área de engenharia de alimentos; registro do estabelecimento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para obtenção do Selo de Inspeção Federal – SIF; e criação das peças de embalagens para os produtos. Outras ações voltadas à qualificação dos associados para a produção e intercâmbios estão sendo realizadas pelo SEBRAE – Brumado.
Senhor Valdir Sampaio dos Santos, após assinar convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, para recebimento de recursos para as últimas adequações necessárias ao cumprimento das exigências sanitárias do espaço produtivo, espera ansiosamente com os demais associados o dia da inauguração. O CESOL Sertão Produtivo é parte desse processo, e a equipe se sente orgulhosa de conquistas como esta.