O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues recebeu, no dia 13 de novembro, membros da Unisol Bahia, (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários), para discutir demandas voltadas a construção de redes de empreendimentos da economia solidária e da agricultura familiar, inicialmente, em 12 Territórios de Identidade do Estado da Bahia. Também participaram da reunião o superintendente da Bahiater, Ivan Fontes, e superintendente da Agricultura Familiar, Marcelo Matos.
O secretário destacou o papel da Unisol Brasil, com grande potencial no arranjo da organização produtiva da agricultura familiar e economia solidária. “Esta é uma parceira estratégica da SDR na agroindustrialização, agregação de valor e comercialização da produção da agricultura familiar. Queremos aproximar as nossas relações na direção de ampliar números e volumes de produção comercializada no estado da Bahia”.
Israel de Oliveira Santos, diretor executivo da Unisol Bahia e secretário da Agricultura Familiar da Unisol Brasil, disse que a agenda foi proveitosa por reafirmar e fortalecer a parceria entre Unisol e SDR, por meio das suas ações voltadas a economia solidária e ao cooperativismo da agricultura familiar. “Neste encontro, pautamos demandas voltadas à construção de redes da economia solidária e da agricultura familiar mais uma oportunidade para que nossos agricultores possam ter acesso às políticas públicas, aos mercados, além de contribuir na discussão de problemas comuns, por exemplo, temos cadeias produtivas que trabalham com produtos específicos, mas empreendimentos que estão em municípios diferentes.”
Unisol
A Unisol Bahia integra a Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) e é uma associação civil com fins não econômicos, de âmbito nacional, de natureza democrática que tem a finalidade de organizar, representar e articular, de forma ampla e transparente, as cooperativas, associações e outros empreendimentos autogestionários da economia solidária, resgatando e promovendo a intercooperação, a igualdade social e econômica, a dignidade humana e o desenvolvimento sustentável.
A Unisol está representada nos 27 estados nacionais e contempla atualmente um total de 10 setoriais, são eles: metalurgia/polímeros, alimentação, construção civil/habitação, confecção e têxtil, cooperativas sociais, reciclagem, artesanato, agricultura familiar, apicultura e fruticultura.