O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues recebeu, nesta sexta-feira (18), a coordenação do Fórum Baiano de Agricultura Familiar (FBAF), para discutir pautas voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas para agricultura familiar dentre elas, Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e Cadastro Ambiental . Na agenda, também foram dados encaminhamentos para a realização da II Conferência Estadual de Ater e futuras Chamadas Públicas de ATER.
O secretário destacou o FBAF como importante instrumento para troca de ideias entre as diferentes entidades que o integram. "O Fórum está na direção da constituição e fortalecimento de um sistema estadual de desenvolvimento rural constituido por agentes de governo, conselhos de gestão, agentes financiadores, organizaçõs sociais, dentre outras."
Elisângela Araújo, coordenadora da Federação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), destacou o encontro como uma importante agenda para fortalecimento da agricultura familiar. "A SDR é uma grande conquista para execução e articulação das políticas públicas para o segmento. Dialogamos toda pauta e saimos com agenda encaminhada para acompanhamento e monitoramento das demandas apresentadas."
Participaram da reunião entidades que constituem o Fórum, dentre elas : União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes Bahia), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Movimento da Organização Comunitária (MOC), Movimento Social dos Povos Brasileiros (MSPB) e Frente dos Trabalhadores Livres (FTL).