Os mais de 40 mil agricultores familiares do Território de Identidade Sertão Produtivo passaram a receber, a partir desta quinta-feira (05), os benefícios do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). A unidade, inaugurada no município de Brumado, tem a finalidade de articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos.
Este é o vigésimo segundo dos 27 SETAFs, que estão sendo implantados em toda a Bahia, tendo na sua composição equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A expectativa é que outros órgãos do governo também integrem os SETAFs.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, destaca a unidade enquanto ação estratégica para o melhor atendimento das demandas apresentadas pelo homem e pela mulher do campo. "O SETAF é a extensão da secretaria no território para atendimento das demandas. Juntamente com SEMAFs (Serviços Municipais de Apoio à Agricultura Familiar) exercerá importante papel em benefício aos agricultores familiares dos municípios. Temos uma importante missão de consolidar um sistema estadual de desenvolvimento rural, no qual o homem e a mulher do campo tenha seu papel respeitado, sendo mais ainda beneficiado por políticas públicas e participando efetivamente do desenvolvimento econômico do meio rural", destacou.
O agricultor familiar Aécio Gomes, 71, vice-presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores Rurais da Lagoa da Jurema, distrito de Brumado, comemora a implantação da unidade e relembra o quanto era difícil, antigamente, trabalhar como agricultor familiar. "Hoje contamos com muito apoio e agora recebendo este SETAF muita coisa irá melhorar. Teremos mais investimentos para tocar nosso negócio, tendo mais acesso às políticas públicas e a capacitação técnica", disse ele, que é proprietário da Fazenda Gameleira, onde cultiva banana, mandioca, melancia e feijão.
Elisângela Araújo, presidente da Fetraf, também considera o SETAF como espaço estratégico para compartilhamento das ações do governo para o homem e mulher do campo, respeitando a realidade de cada localidade. "Esse é um instrumento que vai tornar ainda mais efetivo a ação do governo no Território para este segmento produtivo, que é a agricultura familiar, tão importante para a sociedade baiana e brasileira", ressaltou.
Adesão
Na ocasião, os prefeitos dos municípios Brumado, Caculé, Caetité, Guanambi, Dom Basílio, Ituaçu, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Leal, Malhadas de Pedras, Palmas de Monte Alto, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Urandi assinaram o termo de adesão do Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (SEMAF). Os SEMAFs atuarão de forma articulada com o SETAF, promovendo a articulação, gestão e implementação de políticas públicas para execução na base municipal.
José Roberto Neves, prefeito do município de Caculé e dirigente do Consórcio Alto Sertão, considera o ato uma importante iniciativa para o fortalecimento das ações rurais que já são realizadas na região " Os SEMAFs são uma ferramenta que nos oportunizará viabilizar o trabalho realizado pelos mais de 40 mil agricultores familiares no nosso Território. Uma ação estratégica que irá fortalecer a economia dos nossos municípios e permitir ao homem do campo o reconhecimento do seu papel para o desenvolvimento rural da Bahia ".
Na oportunidade, ainda foi assinado pelo prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, a lei número 1.759, que garante a cessão de área para construção da sede própria do sindicato.
O ato de inauguração contou ainda com a participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Brumado, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/BA), da Coordenação de Projetos da Associação de Agricultores Familiares Camponesas da Bahia (Asfab), da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Instituto Federal da Bahia (Ifba), do Colegiado Territorial do Sertão Produtivo, além de prefeitos de municípios do Território, dos deputados estaduais Zé Raimundo, Vitor Bonfim, Ivana Bastos e demais autoridades regionais.