O projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou, nesta sexta-feira (02), a terceira videoconferência do projeto que tem o objetivo de esclarecer dúvidas e nivelar o conhecimento sobre os editais de apoio para execução de projetos das cadeias produtivas da apicultura e meliponicultura, bovinocultura de leite e de iniciativas socioambientais.
Desta vez, o encontro foi direcionado para dialogar com os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e os Colegiados da Bahia para mobilizá-los a participarem do processo e atuarem no processo de seleção e análise dos editais, além de mobilizar os proponentes para o acompanhamento do processo de seleção dos subprojetos.
Ao todo, foram 3.157 inscrições, com cadastro de 247 manifestações de interesse para a chamada de apoio à cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura, 313 para apoio da bovinocultura de leite e 2.597 para apoio a subprojetos socioambientais.
Segundo o diretor presidente da CAR, Wilson Dias, os números demonstram a grande receptividade do projeto. “Demos a largada inicial com muita segurança e transparência e as pessoas viram o quanto estamos empenhados em promover o desenvolvimento rural do estado. Encerradas as inscrições é hora de iniciar as atividades com os Conselhos e depois partir para as visitas de campo”.
A partir de agora, as propostas serão analisadas e receberão o parecer dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) que devem ser realizadas através do site www.car.ba.gov.br. As propostas que alcançarem mais de 50% da pontuação prevista para esta etapa, seguirão para análise e parecer do respectivo Colegiado Territorial e as que não alcançarem esta pontuação serão eliminadas. Todas as informações estão disponíveis no site da CAR.
Durante a videoconferência, o setor de Tecnologia da Informação da CAR explicou, ainda, para os conselhos e colegiados dos territórios como acessar o sistema, preencher o formulário e dar o parecer dos projetos solicitados.
*Texto do site da CAR.