Aconteceu na última segunda-feira, 22 de agosto, um Círculo de Palestras para os alunos do Projovem Trabalhador de Vitória da Conquista. O projeto é uma iniciativa do governo Federal em parceria com o governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte – SETRE.
Tem como objetivo qualificar jovens vítimas do desemprego involuntário entre 18 e 29 anos, é executado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano - IDSB em onze cidades do sudoeste. O Círculo finalizou a primeira fase do projeto, a etapa de Qualificação Social.
Os 90 jovens participantes dos cursos de Administração, Atendente de Farmácia e Cozinheiro Auxiliar deram início a segunda parte do projeto, a Qualificação Profissional. Deu abertura ao evento o pedagogo Carlos Book, com a palestra: “Liderança e Comunicação”, com enfoque nas novas mídias sociais, como a internet, e as possibilidades oferecidas por essas ferramentas para o crescimento profissional de forma gratuita.
A segunda temática abordada foi “A importância do Estágio e aprendizagem para o jovem”, dirigida pelo gestor do Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE), Gustavo Leão. O palestrante enfatizou nas diversas oportunidades disponibilizadas aos jovens através de programas de estágios; o perfil e a postura procurados pelo mercado. O Círculo foi finalizado pela professora Lídia Rodrigues, com o tema: “Diferentes mas não desiguais”, destacou as diversas formas de preconceito presentes na sociedade, como raça, gênero, classe social, etc. e a importância de combatê-los e superá-los.
O Círculo teve como objetivo enriquecer a qualificação social e profissional oferecidas aos estudantes do projeto, segunda Lídia Rodrigues ter contanto com jovens para tratar de temas pouco discutidos é uma grande oportunidade. O estudante do curso de Administração, Luiz Augusto Barros, diz que as palestras não enriqueceram apenas a sua grade curricular, mas agregaram valores sociais e éticos. A partir de agora os jovens ingressam nas 250 horas destinadas a Qualificação Profissional e mais 50 horas para elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
ASCOM – IDSB