“Pensei que o meu trabalho não tivesse valor nenhum. E que eu não chegaria a lugar nenhum. Hoje, meus artesanatos estão no shopping”. As palavras emocionadas são da artesã Ana Coutinho, proferidas durante inauguração da loja pioneira de economia solidaria, aberta nesta sexta-feira, 6, no piso L-2 do Salvador Norte Shopping. A artesã falou em nome dos empreendimentos econômicos e solidários assistidos pelos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol’s) dos Mares, Sussuarana e Litoral Norte.
Localizado entre o bairro de São Cristóvão e a Rodovia BA-526, o shopping disponibilizou, sem custos, uma loja com 250 metros quadrados para comercialização dos produtos da economia solidária. Presente no local – em evento do grupo -, o empresário João Carlos Paes Mendonça, proprietário do shopping, considerou a abertura da loja um projeto social muito forte. “Em todos nossos empreendimentos temos responsabilidade social. Isto faz parte da nossa filosofia”.
Avanço extraordinário
Secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, que fez entrega de duas cestas com produtos artesanais ao empresário, abriu o novo estabelecimento social, valorizando a qualidade dos produtos em comercialização.
“Esta loja é um avanço extraordinário do esforço que o Governo do Estado impõe no fortalecimento deste segmento, e mostra a importância da implantação dos centros públicos de economia solidária na capital e interior. Esses produtos carregam a alma e a cultura do povo baiano, além de serem originais e de alta qualidade”, disse o titular da Setre.
O escultor e ceramista Amado Sanchez comemorou com brilho nos olhos a realização de um sonho, desde quando a economia solidária na Bahia transformou-se em política de estado, a partir da sanção das leis de Economia Solidária (12.368/11) e do Cooperativismo (11.362/09). “Conquistamos um espaço que não tínhamos acesso; e entramos no shopping com produtos de excelente qualidade para oferecer aos consumidores”.
Artesã Aldeane Jesus Campos, deficiente física, brincando com as roupas que havia produzido, disse: “Esta loja, para mim é, realmente, tudo de bom. Eu fico contente em ver que, nós artesãos baianos, ganhamos aqui um espaço digno para comercialização dos nossos produtos”.
Representando o Centro de Estudos Socioambientais Pangea, organização social que tem a gestão dos Cesol’s dos Mares, Sussuarana e Litoral Norte, Alex Pereira disse que a loja do Salvador Shopping Norte vai expor artigos produzidos com práticas ambientalmente sustentáveis. “São trabalhos feitos à mão, com capim dourado, madeira, palha, tecidos, produtos recicláveis, argila, ferro e coco, entre outros materiais”.
Superintendente do Salvador Norte Shopping, Antônio de Pádua disse que a loja está programada para funcionar até final de dezembro deste ano, conforme acordo firmado. “Entretanto, acreditamos muito na possibilidade de continuação do projeto, dentro da linha de responsabilidade social do grupo JCPM”.
Técnico da Superintendência de Economia Solidária (Sesol), André Ferreira, da área de Coordenação de Divulgação e Fomento, considera a implantação da loja uma possibilidade de comercialização sustentável dos empreendimentos econômicos e solidários. “O valor simbólico que ela tem é que proporciona ao grande público o acesso a uma outra forma de economia”.
Coordenadora do Cesol Sussuarana, Lilian Mendes ressalta o pioneirismo da loja – a primeira em shopping na Bahia – e que “oferece produtos de primeira qualidade das mãos do produtor para o consumidor final sem atravessadores”. Os produtos à venda são frutos dos empreendedores assistidos pelos Cesol’s.
Investimentos
Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol’s) foram criados pelo Governo do Estado, e operam sob a coordenação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência de Economia Solidária (Sesol).
Na implantação desses equipamentos, na capital e interior, já foram investidos R$ 60 milhões, através dos editais 09/2012 e 03/2013. Hoje, em operação estão os centros públicos de Guanambi, Pintadas, Juazeiro, Itabuna, Cruz das Almas, Monte Santo (interior) e Litoral Norte (Praia do Forte). Na capital estão implantados nos bairros dos Mares, Sussuarana e Barra. Serão inaugurados os centros públicos de Irecê, Serrinha, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Gandu e Vitória da Conquista.
*Texto da Ascom SETRE.