Uma palestra sobre cooperativismo foi realizada no Paço Municipal em Pindaí na noite da última quarta-feira (07) com o objetivo de formalizar uma cooperativa de catadores e reciclagem de lixo na cidade. Na oportunidade, fizeram-se presentes funcionários da Secretaria de Assistência Social e da Administração e interessados a participarem do projeto de meio ambiente que está sendo aplicado no município.
A palestra foi ministrada pelo assessor contábil do Cesol (Centro Público de Economia Solidária do Território do Sertão Produtivo), em que abordou sobre a estrutura, os valores e os princípios do cooperativismo; sociedade cooperativa e mercantil; participação econômica dos membros, intercooperação; gestão participativa entre outros.
Edilson Alves, assessor contábil do Cesol, ressaltou que neste primeiro momento o projeto vai trazer inclusão social para as pessoas que se encontram excluídas do mercado de trabalho. Do ponto de vista econômico, vai gerar renda para as famílias, tornando-as emancipadas financeiramente e contribuindo de forma geral para a questão da sustentabilidade. Ele complementou “o apoio do Cesol às cooperativas se dá na questão da formalização e registro, assessoria gerencial e contábil, comercialização e psicologia comunitária”.
O cooperativismo é um sistema econômico e social em que a cooperação é a base sobre a qual se constroem todas as atividades econômicas, industriais, comerciais etc, insistindo na primazia da pessoa humana, na economia e na cooperação de todos para consecução do bem comum. A ideia é implantar uma cooperativa de catadores e reciclagem de lixo no município de Pindaí e a Administração atual está dando todo apoio para esse projeto se concretizar.
Texto da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pindaí.