A agente de comercialização do Centro Público de Economia Solidária do Sertão Produtivo, Leiliane Aranha, explica como está sendo desenvolvido o trabalho de comercialização com os grupos atendidos. Confira:
- Como se encontra a atuação da assessoria de comercialização do CESOL?
- Leiliane: O Cesol tem atuado com os EEPS na área de comercialização de várias formas, para grupos que trabalham com alimentos, o foco maior é a participação deles nas chamadas públicas municipais de compras para o PNAE. Mas também a venda para mercados e na própria localidade do empreendimento.
Para os grupos que trabalham na linha de artesanato e trabalhos a mão livre, tem sido incentivada a participação em feiras e eventos, como também a exposição dos produtos em feiras livres, e pontos de vendas com uma estrutura mais adequada.
Além disso, temos a realização de oficinas de comercialização, dialogando sobre todo o processo de vendas dos produtos.
- Como os empreendimentos têm recebido esse trabalho?
- Leiliane: De forma gratificante, pois a comercialização é uma das maiores queixas dos grupos. Eles têm mostrado interesse em aprender mais sobre essa etapa, que também é importante para a geração de renda.
- Elevou a comercialização deles depois do trabalho do CESOL?
- L: Sim. Tem grupos que não comercializavam nem o mínimo dos produtos que fabricavam. Mas não podemos generalizar, pois também alguns outros já conseguiam escoar bem os produtos. O trabalho do Cesol ajudou no avanço das vendas de todos eles, sejam aqueles que não conseguiam vender, sejam os que já tinham alguma forma de comércio.
- Dos empreendimentos assessorados, quantos já colocam os seus produtos no mercado sem dificuldade?
- L: Em média 80 grupos dentre das diversas categorias existentes.
- Quais são as maiores dificuldades e desafios?
- L: Uma das principais dificuldades é encontrar pessoas dos grupos que tenham o perfil para vendas, e disponibilidade para assumir a tarefa.
Quanto aos desafios é sensibilizar alguns grupos, que a atividade que estão desenvolvendo é uma possibilidade de geração de renda para as famílias.
- Quais estratégias pensadas para dinamizar essa comercialização?
Realizar oficinas de comercialização junto aos grupos; Orientar, incentivar e apoiar nas vendas para o mercado institucional; Incentivar e apoiar na participação de feiras e eventos, nos municípios, territórios, no estado, e até em outros; Orientar na utilização dos materiais de divulgação;