Na última sexta-feira (04), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), organização social executora do Projeto Qualifica Bahia, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)/ Governo do Estado, reuniu em Vitória da Conquista os instrutores dos 17 municípios onde irá acontecer o projeto, para oferecê-los treinamento. O encontro aconteceu pela manhã na sede do IDSB e contou com a participação do presidente Eduardo Moraes, da coordenadora Wilde Soares e da coordenadora pedagógica do Qualifica pelo IDSB, Jocélia Melo.
Os instrutores de qualificação social e profissional puderem conhecer o que é o Qualifica Bahia e como se dará o trabalho na prática. Esse momento inicial é importante para que cada um possa tirar dúvidas, esclarecer todas as questões técnicas da execução do Qualifica Bahia, saber como é o seu público e qual a meta do trabalho.
Eduardo Moreaes e Wilde Soares abriram a reunião, dando as boas vindas aos instrutores, que, segundo o presidente do IDSB, são grandes parceiros. "É preciso que todos vistam a camisa do projeto, no sentido de abraçar o trabalho com carinho, dedicação e didática, para que os alunos tenham o melhor suporte possível, sem contar o melhor treinamento. Esses cursos oferecidos pelo Estado da Bahia, através da Setre, têm o potencial de abrir caminhos no mercado de trabalho para muitos baianos que neste momento estão desempregados ou sem nenhuma outra atividade laboral",foi a mensagem de Eduardo aos presentes.
Durante a apresentação, feita por Jocélia Melo, cada etapa do projeto foi detalhadamente explicada. Na oportunidade, também foi apresentado o material pedagógico, como módulos, que serão distribuídos aos alunos. Para a coordenadora, o encontro foi produtivo, e as expectativas para o início dos cursos é grande: "é certo que teremos mais uma vez uma ótima execução do Qualifica Bahia. O empenho do Estado da Bahia, por meio da Setre, em disponibilizar cursos de qualificação profissional, somado ao nosso, da instituição executora (IDSB) na gestão do projeto, e aos deles, instrutores, que são aqueles que trabalham na ponta do processo juntamente com os alunos, é que culmina no sucesso do projeto", comenta.
O Qualifica Bahia terá início em setembro, com duração de dois meses, e estão previstas 18 turmas, com 10 diferentes cursos. São 3 territórios atendidos: Vitória da Conquista, Médio Sudoeste e Sertão Produtivo, totalizando 17 municípios e cerca de 360 pessoas atendidas.