Na manhã desta terça-feira (11), entre as ações de formação dos empreendimentos assessorados, o Centro Público de Economia Solidária do Sertão Produtivo promoveu mais um intercâmbio. Dessa vez, o grupo da comunidade de Lagoa Bonita, município de Rio do Antonio pôde conhecer a granja do negócio O Caipirão, de Guanambi. A atividade foi uma parceria entre o Cesol e O Caipirão, que se dispôs gentilmente a receber e fornecer informações aos futuros avicultores, desde detalhes técnicos, de construção da granja, da estrtura física, de manutenção, até a comercialização.
Ana das Neves, também conhecida como dona Nevinha, acompanhada de Salvador Ramos, Cosme Santos, Manoel Correia e Antônio Ramos foram recebidos por um dos donos do negócio, Ìtalo Mota, que explicou ao grupo e deu acesso a todo o funcionamento do aviário. Numa conversa informal, Ítalo mostrou os detalhes da construção do espaço, da alimentação dos animais, da manutenção e até mesmo da comercialização, mostrando que o mais importante é a produção de ovos e animais de qualidade, numa produção sustentável. Conhecedor da área e trabalhando no segmento há um ano, Ítalo compartilhou a experiência dele e da sócia, Nayara Viana, no negócio: "estamos à disposição para ajudá-los com todas as informações que precisarem. No início para erguer a granja foi um trabalho enorme, e hoje, depois de um ano, vendemos bem, temos nosso próprio espaço, hoje já bem estruturado, e damos conta de vender para mercados, restaurantes, e ainda temos uma barraca na feira".
Atentos, dona Nevinha e os companheiros puderam tirar dúvidas e fazer anotações sobre a criação de aves. O grupo, que faz parte da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Lagoa Bonita (formada há quinze anos e composta por 19 famílias), já recebeu atendimento do Cesol Sertão Produtivo com oficina de Associativismo e Cooperativismo, para que pudessem ter acesso ao conceito de Economia Solidária e o que é um trabalho associativo na prática. Com isso, formou-se o grupo de cinco pessoas para serem acompanhados pelo Cesol mais de perto. O assessoramento avançou para uma articulação com a Prefeitura de Rio do Antonio, para que o grupo firmasse um contrato de comodato para apropriação do espaço sem uso de uma escola na comunidade. Com a conquista do espaço para transformá-lo no aviário, a próxima meta é conseguir junto ao poder público, energia elétrica para que se comecem as atividades.
Concomitante a essas articulações, o Cesol promoveu esse encontro com o objetivo de que o grupo tenha maior conhecimento sobre a atividade produtiva que escolheram desenvolver, e, ao dar início à criação das aves, possam já contar com expertise de um parceiro para esclarecimento de dúvidas e possíveis dificuldades. Dona Nevinha conta como foi a experiência: "Foi muito bom estar aqui e conhecer o negócio do Caipirão. Ítalo foi ótimo com a gente, respondeu a todas as perguntas e se dispôs a nos ajudar com a experiência que ele tem na área. A gente batalhou muito na comunidade para conseguir o espaço da antiga escola, e o Cesol ajudou demais com isso. Agora, conhecendo a granja, a gente se empolgou ainda mais para começar a criação".
E complementa: "Aprendemos aqui algumas coisas, é importante quando você vê de perto algo que você também quer construir. E com força de vontade conquistaremos nossa própria granja." Sobre isso, Ítalo também comentou: "a gente dá mais valor às conquistas quando batalhamos por elas. Esse espaço foi fruto de muito trabalho, e por isso, pra gente, tem um valor imenso. Foi uma satisfação ajudar este grupo, que esses novos produtores tenham uma visão positiva sobre esse comércio e que sejam vitoriosos". Essa foi mais uma atividade de intercâmbio do Cesol, que visa dar aos empreendimentos mais amplitude sobre as atividades produtivas, e a oportunidade de uma troca de experiências única, onde saberes são construídos e uma nova rede de contatos firmada.
VEJA MAIS FOTOS AQUI