A 16º edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato – FENEARTE acontecerá entre os dias 02 e 12 de julho na cidade de Recife - PE. Os empreendimentos solidários da área de artesanato do Território do Sertão Produtivo estarão presentes no evento com o apoio do Centro Público de Economia Solidária (CESOL Sertão Produtivo) e da Rede Territorial de Artesanato, atualmente responsável pela gestão do Espaço Solidário, no município de Caetité - BA. Com mais esta ação, os grupos do Território terão novas oportunidades para divulgar e comercializar os produtos do Sertão Produtivo da Bahia.
A FENEARTE
A Fenearte é a maior feira do segmento na América Latina, unindo cultura, gastronomia, moda, decoração, música e artesanato do Brasil e de mais 35 países. A última edição contou com mais de 5 mil expositores de 40 países. O público chegou a 301 mil visitantes e a feira, que recebeu investimento de 5 milhões de reais, movimentou 40 milhões em negócios.
O evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda - PE e conta com mais 800 estandes para exposição e comercialização de produtos, numa área de 30 mil metros quadrados. A ideia é que seja um espaço multisetorial de negócios do artesanato, contemplando desde a produção e a comercialização até a interação com outros segmentos econômicos, estando presentes artesãos, entidades que comercializam a produção artesanal, fornecedores de matéria-prima e grandes mestres da arte de manufatura.
Simultaneamente à feira, e no seu espaço físico, acontecerão ainda Rodada de Negócios, Salão de Arte Popular, Oficinas, Espaço Infantil, Apresentação de Grupos Folclóricos e Artísticos, Desfiles de Moda, Shows e Galeria de Reciclados. Dessa forma, a Fenearte representa um encontro que valoriza o artesanato e a produção artesanal; incentiva a criação e o desenvolvimento de novos produtos; resgata, preserva e difunde valores culturais; promove a integração entre os segmentos de produção e comercialização do artesanato; cria oportunidades para a realização de negócios de sua cadeia produtiva; e contribui para adensar o arranjo produtivo do segmento.
A feira é uma promoção do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco S.A. – AD DIPER -, e realizado pelo Instituto 12 de Março – Recife Convention e Visitors Bureau.