Na comunidade de Baixa Funda, município de Candiba, o grupo Temperos de Candiba trabalha há um ano com produção de temperos. Cultivando uma horta com grande variedade, as cinco pessoas que compõem o grupo estão sendo assessoradas pelo Cesol Sertão Produtivo e vivenciam bons resultados do acompanhamento técnico.
Seu Juraci e dona Maria Aparecida, donos da casa em que a horta e o local de produção estão localizados, comentam: "Começamos o grupo com mais pessoas, mas hoje somos cinco. Fazíamos os temperos em outra casa, mas quando vimos que o empreendimento não iria para frente se não fosse o nosso esforço, fizemos a nossa própria horta, organizamos o grupo e há um ano estamos trabalhando."
O Cesol já assessorou o grupo para confecção da marca e rótulo dos temperos para comercialização; já realizou oficina de boas práticas de manipulação alimentícia, além de oficina motivacional para o fortalecimento da ideia de Economia Solidária e empreendedorismo. A oficina de preço foi ministrada em junho deste ano, complementando as ações para comercialização.
"Gostamos muito do Cesol e a oficina de preço que tivemos agora foi muito boa para gente poder calcular tudo que gastamos e todos os gastos que precisam estar embutidos no valor que cobramos pelo produto. Isso é importante já que hoje a gente vende não só para a comunidade e fregueses na cidade, mas também para mercados em Candiba e em Pilões. A gente colocava o preço sem saber exatamente se haveria lucro, porque nunca paramos para calcular o trabalho da mão de obra e o tempo que se gasta na produção por exemplo.", comenta dona Maria Aparecida.
A horta do empreendimento é rica em variedade de pimentas doce, pimenta malagueta e outras pimentas, alecrim, coentro, salsinha, cebolinha, manjericão, pimentão, hortelã grosso e fino, cebola, couve, alfavaca, tomate, alçafrão, alface, maxixe. Além de arruda, cana, nono, melão, romã e mamão. A produção é artesanal e sem nenhum uso de agrotóxico. Com uma divisão minuciosa de tarefas, em que cada qual realiza sua função, o grupo produz temperos para carne, frango e legumes. Dona Maria Aparecida comenta: "Produzimos reunidos batendo papo. Quando a gente faz com amor, o tempero sai ótimo. Temos uma cumadre que tinha uma tosse e hoje não tem mais. E outra menina de Candiba que tinha uma dor de garganta e hoje está curada. Ambas disseram que melhoraram depois do nosso tempero! Ficamos felizes em saber que as pessoas gostam."
VEJA TODAS AS FOTOS AQUI - PARTE I
PARTE II