A II Feira Territorial de Economia Solidária, que começou em Guanambi na manhã dessa sexta-feira (08), é um evento que vai além da exposição e comercialização de produtos. Pensando em promover um encontro produtivo com os empreendedores presentes, o Centro Público de Economia Solidária do Sertão Produtivo planejou uma programação diversificada, com palestras e apresentações de resgate cultural. Para dar início às atividades, durante à tarde dessa sexta, quem esteve com os empreendedores foram Jardiel Alarcon, representante Territorial de Cultura (Secult/BA) e Nailton Cazumbá, representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/BA).
Palestra "Elaboração de Projetos e Consulta a Editais"
A primeira palestra do dia quem ministrou foi Jardiel Alarcon, representante da Secult/BA. Para um público cheio de dúvidas, Jardiel esclareceu alguns pontos sobre o passo-a-passo de como participar de um edital, através de um projeto. "Projeto é uma dificuldade de todos. A maioria do nosso público aqui, empreendedores da Economia Solidára, não possui uma boa preparação metodológica para desenvolver um projeto. É uma carência saber colocar no papel aquilo que se quer desenvolver", comenta Jardiel.
E continua: "O Cesol veio para suprir essa necessidade de alguma forma, pois com a assessoria, consegue-se tapar um pouco da lacuna sobre esse assunto. A palestra veio para mostrar ao público as possibilidades de se fazer um projeto, que é possível dar corpo às ideias, captando recursos e contactando as secretarias competentes. Temos que nos preocupar com essa práxis de desenvolvimento de projetos, muitas pessoas querem desenvolver grandes coisas e não sabem como".
Para Jardiel, a palestra foi um importante espaço de discussão de um tema que à primeira vista parece ser um bicho de sete cabeças, mas que precisa ser um tabu desconstruído, para o aproveitamento de boas ideias e elaboração de futuros bons projetos. Nelci Conceição, que coordena a Comuinidade Eclesiástica de Base, no município de Palmas de Monte Alto, participou da programação e conta: "Nas comunidades que coordeno, realizamos há cinco anos um evento cultural, sem nenhum apoio, no anonimato. Acho que chegou a hora de nos preocuparmos em participar de um edital, elaborar um projeto e fazer a coisa acontecer de forma maior. A parte financeira é difícil, muitas vezes realizamos o evento com empréstimos até de salários. Então vir a uma palestra dessa abre as portas para tirarmos as dúvidas, foi muito produtivo."
Palestra "Prestação de contas de projetos e convênios para entidades do Terceiro Setor"
Se o tema de elaboração de projetos já parceia um conteúdo denso, a segunda palestra do dia veio para desatar um nó ainda mais complicado quando o assunto é projetos: Prestação de contas. O representante do CRC/BA, Nailton Cazumbá, ministrou uma palestra esclareceora sobre o assunto, e comenta sobre o resultado: "A palestra foi muito boa, com muita participação, muitas dúvidas, há realmente uma demanda de informação muito grande. A prestação de contas assusta, então eu trouxe boas informações, mas ainda temos muito a trabalhar".
E ainda comenta: "Promover este tipo de encontro, palestras sobre projetos, dentro da programação de uma Feira como esta é a melhor forma que temos de evitar problemas na gestão de projetos, capacitando e trabalhando de maneira preventiva. Essa iniciativa do Cesol é muito válida porque está preparando as pessoas que vão trabalhar com recursos de projetos para fazer isso prevendo os problemas, evitando-os e fazendo que a gestão do projeto seja realizada de forma satisfatória".
Nelci, que esteve atenta às discussões de forma muito participativa nas palestras, conclui: "o Cesol acertou no tema das palestras e na escolha dos palestrantes. Falar sobre projetos é urgente pra nós, prestação de contas então! Temos uma riqueza na nossa região, mas participar de editais, para desenvolver coisas maiores, ainda é difícil pra gente, parece ser algo impossível por conta das normas e burocracia. Mas participar dessas palestras foi um importante passo pra gente entender como tudo funciona e ver que não é impossível. O Cesol está de parabéns por tudo".
Neste sábado (09) irão acontecer ainda as palestras com o tema Direito Previdenciário, ministrada por Marcos Paulo, representante do INSS; Boas práticas na manipulação de alimentos, com a nutricionista consultora do Cesol Sertão Produtivo, Maísa Teixeira; e Agroecologia e Agricultura Familiar, com Péricles Gomes, representante da EBDA.
VEJA TODAS AS FOTOS DAS PALESTRAS DO 1º DIA AQUI
AQUI TODAS AS FOTOS DAS PALESTRAS DO 2º DIA