O Centro Público de Economia Solidária do Sertão Produtivo realizou nos dias 19 e 20 um encontro de formação com as professoras Drª Eliene dos Anjos e Doutoranda Tatiana Velloso, da Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA), da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), com o objetivo de oferecer para toda a equipe do CESOL e novos técnicos recém selecionados a oportunidade de refletir e discutir sobre Economia Solidária e Viabilidade Econômica. Além dos técnicos e agentes do CESOL, a capacitação contou também com a presença de toda a equipe da instituição gestora do CESOL Sertão Produtivo, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB).
1º Dia - FORMAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
Na quinta-feira (19), primeiro dia de atividades, a equipe pôde conhecer conceitos da Economia Solidária e uma rica contextualização histórica com a Doutora em Ciências Sociais e docente em Tecnologia de Gestão de Coopertativas, Eliene dos Anjos. No encontro, a pesquisadora apresentou conceitos fundamentais para o entendimento do que é Economia Solidária. Mostrou também um vasto contexto histórico que retoma o início das atividades cooperativistas, posicionando o termo Economia Solidária como um conceito que nomeia experiências seculares na tentativa de reposicionar princípios e valores frente ao capitalismo.
Durante sua explanação, a professora pontuou a cooperação como forma de superar as desigualdades. Sendo assim, a Economia Solidária pode ser vista como práticas econômicas movidas pela solidariedade e reciprocidade, um conceito reinventado. Com reflexões pautadas em pesquisas próprias e referências de outros autores, Eliene também esclareceu as diferenças entre associativismo e cooperativismo; entre Economia Popular e Economia Solidária. Ainda discutiu com o grupo sobre a ideia de "vida significativa" e "bem viver".
Além de muitas discussões, também foi aplicada uma ativiade prática, onde os técnicos puderam relacionar a experiência do CESOL Sertão Produtivo em relação aos grupos solidários assessorados, com todo o conteúdo técnico visto durante o encontro.
Resultados do 1º dia
Para o coordenador do CESOL, Warlei Oliveira, "Eliene tem conhecimento de causa sobre a Economia Solidária, tem todo um trabalho de pesquisa pautado neste tema. Para nós do CESOL estar com ela foi muito importante e produtivo. Precismos conhecer a fundo a temática que lidamos no dia-a-dia, então este encontro foi um pontapé para percebemos tudo que ainda temos para aprender e estudar para conseguir ir além das metas previstas em contrato."
A coordenadora do IDSB, Wilde Soares também pontuou: "O encontro foi muito rico. A teoria sobre Economia Solidária é importante para agregar cada vez mais valor à prática do nosso trabalho no CESOL". O presidente do Instituto, Eduardo Moraes agradeceu à dedicação e excelente explanação da professora. Para ele, "foi um encontro de construção, de troca de experiências, de conhecimento compartilhado. Há uma preocupação da nossa gestão com os resultados qualitativos também. Queremos que o CESOL continue trabalhando com qualidade, então encontros como este é um verdadeiro estímulo, não só para a equipe de técnicos, mas para todos nós".
A professora Eliene dos Anjos também fez sua avaliação: "foi muito bom conhecer a equipe do CESOL Sertão Produtivo e do IDSB. É um grupo com muita disposição para efetivar políticas públicas. Esse encontro foi mais um dos nossos esforços na luta para a formação de pessoas e construção de um mundo e sociedade mais justos para todos", conclui.
VEJA TODAS AS FOTOS AQUI