Com o objetivo de alavancar novas oportunidades na geração de renda através do aproveitamento de frutas locais, o Centro Público de Economia Solidária do Território Sertão Produtivo – CESOL realizou qualificação teórica e prática para o grupo de mulheres da comunidade de Mulungo, município de Pindaí, nos dias 9 e 10 de fevereiro.
A qualificação de desidratação de frutas como umbu, manga, banana, abacaxi e outras surgiu de uma demanda do grupo, que já possuía o equipamento, mas não conheciam a técnica. A partir dessa necessidade e depois de realizado o diagnóstico do potencial de mercado para as frutas desidratadas, o Centro Público realizou a qualificação, ministrada pela instrutora e Agente de Inclusão Sócio Produtiva do CESOL, Selma Porto, que já participou de diversos cursos na área pela Embrapa.
Além disso, o CESOL também está elaborando Estudos de Viabilidade Econômica para cada tipo de fruta para definir o foco de produção. Para Cristina, integrante do grupo e atual presidente da Associação, “as mulheres estão animadas e ansiosas para apresentar o novo produto no mercado e esperamos que tudo dê certo. Animação é o que não falta".
ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES BENEFICIADORAS DE FRUTAS E AGRICULTURA FAMILIAR DE MULUNGO
Apesar de desenvolver atividades produtivas de beneficiamento de frutas desde 2010, foi em fevereiro de 2014, com assessoria do CESOL, que foi constituída formalmente a Associação de Mulheres. Atualmente, conta com 25 famílias associadas, todas integrantes da Agricultura Familiar que trabalham na produção de polpa de frutas (umbu, seriguela, tamarindo, acerola e outras).
A partir da formalização, a Associação já conseguiu inserir as polpas de frutas no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE nos município de Pindaí e Palmas de Monte Alto e a próxima meta do empreendimento solidário será comercializar para o mercado convencional (sorveterias, lanchonetes, restaurantes e supermercados).
Com a assessoria técnica do CESOL e o apoio da Renova Energia, o empreendimento de mulheres já possui embalagens adequadas para comercialização dos produtos, contendo as informações técnicas sobre a fabricação e a validade, informação nutricional, ingredientes e as informações sobre o próprio grupo.