Um dos objetivos do Centro Público de Economia Solidária – CESOL Sertão Produtivo é o de realizar intercâmbio entre empreendimentos da Economia Solidária, possibilitando a troca de experiências e saberes, e fazendo com que grupos mais desenvolvidos possam colaborar com a qualificação de outros menos produtivos. Com esse enfoque, o Cesol realizou um encontro de produção nos dias 28 e 29 de janeiro no município de Urandi com dois empreendimentos do setor de beneficiamento de frutas.
A ideia do intercâmbio partiu da necessidade do grupo Sabores da Bahia, de Urandi, em aproveitar outras frutas existentes no município, além do umbu, já que o período deste na região perdura apenas entre os meses de dezembro e janeiro, fazendo com que nos demais meses do ano a produção se tornasse descontinuada, não gerando renda para as famílias.O empreendimento Campo Seco, de Brumado, que já possui espaço físico, produção e comercialização de qualidade, foi convidado pelo Cesol para realizar a qualificação do Sabores da Bahia e colaborar com a aprendizagem do grupo para o beneficiamento de demais frutas.
No encontro, os grupos compartilharam receitas para doces, geleias, compotas e "nego bom" de frutas, com ênfase na manga, goiaba, acerola e umbu. Os produtos resultantes da qualificação serão rotulados, parte consumido pelas famílias e outra parte, comercializados no mercado local.
Empreendimento Solidário de Campo Seco – Brumado
Atualmente produz e comercializa para alimentação escolar, mercados e feiras de Economia Solidária e convencionais. Possui expertise na produção de derivados de frutas.
Empreendimento Solidário Sabores da Bahia – Urandi
O empreendimento ainda não possui espaço produtivo próprio, enquanto isso, conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município para garantir a produção durante a estação das frutas. Atualmente possui 10 integrantes tendo grande maioria de mulheres, trabalhando no processamento do umbu.