Aconteceu na manhã deste sábado (17) um encontro com as equipes do IDSB e do Cesol Sertão Produtivo, no auditório do IDSB, em Vitória da Conquista. A reunião, que contou com a presença dos técnicos, agentes, coordenação do CESOL e presidência do IDSB, teve o objetivo de realizar uma retomada avaliativa das atividades de 2014, e apresentar as metas para 2015.
O presidente do IDSB, Eduardo Moraes, que abriu as falas da reunião, fez uma explanação sobre o IDSB e seus dez anos a serem completados em maio deste ano, fazendo um apanhado do histórico da instituição e da importância dessa história para a culminância da fundação do CESOL. Comentou também sobre os resultados positivos do trabalho da equipe realizado em 2014, parabenizando a todos os presentes pelo empenho, mas também frisou a importância de mais esforços em conjunto para atingir as novas metas, que são muitas. Com uma mensagem motivadora, Eduardo Moraes encerrou sua fala desejando um ano de muito trabalho, dedicação, resultados positivos e sucesso.
Wilde Soares, coordenadora do IDSB, contemplou na sua fala a importância do envolvimento dos técnicos e agentes com os grupos solidários. Para ela, o olhar aguçado para detectar problemas de convivência dos grupos é um grande passo para auxiliar o assessoramento do CESOL na resolução de problemas. Na sua fala, Wilde também comentou sobre o papel das mulheres nos emprendimentos solidários, algo que deve ser destacado e valorizado pelo CESOL, e também deixou para os presentes a mensagem de que é preciso ter sensibilidade, sim, mas objetividade também, para que o trabalho seja realizado de forma profissional e com toda a competência que o IDSB tanto preza.
O coordenador do CESOL Sertão Produtivo, Warlei Oliveira, apresentou o diagnóstico das atividades de 2014, com resultados quantitativos e qualitativos e pontuou as demandas que ainda precisam ser atendidas. Além disso, mostrou um apanhado de objetivos, estratégias e metas para os trimestres de 2015, ou seja, todo o planejamento para o ano já traçado. O momento foi propício para que componentes da equipe tirassem dúvidas, fizessem seus apontamentos e sugestões. Inluindo o ex-coordenador do CESOL, Luis Cravo, que também esteve presente na reunião.
Luis Cravo deu sua valiosa e experiente contribuição para as metas de 2015, com colocações pertinentes sobre o consumo consciente e a busca de um trabalho do CESOL pensando a partir de agora na sustentabilidade real dos empreendimentos. Quando falou para a equipe, Luis emocionou o grupo quando explanou sobre a sensibilidade que a equipe do CESOL Sertão Produtivo sempre demonstrou ter desde o começo. Segundo ele, a equipe é especial, nunca abandonou os empreendimentos com grandes dificuldades, ao contrário disso, sempre tomou para si os problemas para que fossem resolvidos em conjunto, sendo a vitória de um empreendimento, na verdade, a vitória do próprio CESOL.
Após a reunião, as equipes confraternizaram juntos num almoço organizado pelo IDSB.