É fundamental estar atento e sensível para os talentos dos jovens participantes do Projovem Trabalhador. Entender a juventude é essencial para conhecer a sociedade e pensar novos rumos e alternativas para ela.
Os jovens ganham cada vez mais expressividade e a demonstram através de diversas linguagens suas potencialidades e talentos. O aluno, Venilson Alves Pereira, da cidade de São Timóteo, participante do curso de Agro-extrativismo em atividade proposta em sala de aula, retratou por meio da pintura seu talento.
O quadro foi desenvolvido durante o período de qualificação social do projeto, onde foi pedido a cada aluno que demonstrasse alguma habilidade pessoal. Venilson lida com as artes desde pequeno, e diz que o curso está lhe incentivando para produção artística. Atualmente ele se dedica também a criação de estátuas.
As expressões culturais são instrumentos fundamentais para as transformações sociais. Através da arte é possível combater violência e suprir carências geradas pela vulnerabilidade social e criar alternativas para um futuro mais digno.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) tem se dedicado a construir formas de intervenções sociais junto a jovens em situação de risco social.
O projeto Projovem Trabalhador é mais uma maneira de tentar construir um mundo solidário e colaborativo.
ASCOM – IDSB