Nesta quinta-feira (25), o Espaço Solidário da Rede de Artesanato do Sertão Produtivo foi inaugurado no município de Caetité. O objetivo é que o espaço seja um local de comercialização dos produtos de Economia Solidária do setor de artesanato, de produção e de formação. A estrutura física fica localizada na Praça da Catedral e funcionará de segunda a sexta em horário comercial.
Veja o que as artesãs que já estão com seus produtos expostos e à venda falaram sobre o novo espaço:
Para Josemira Pereira, do grupo Costureiras de Mulungu, Guanambi, que representou os empreendimentos na mesa de abertura da solenidade, “a vinda do Cesol e todo seu apoio foi a realização de um sonho, e a inauguração deste Espaço Solidário representa mais um sonho realizado. Queremos agora que a sociedade acredite no nosso produto e na Economia Solidária.”
Josemira participou da mesa de solenidade de inauguração do Espaço Solidário, representando as artesãs.
Edilúcia Xavier, uma das artesãs da Associação dos Artesãos de Rechilieu de Caetité, também comentou: “esse espaço é muito importante pro nosso grupo, agora podemos trabalhar aqui, com nossas máquinas e vender aqui. Nosso produto é de muita qualidade e essa é uma conquista para que as pessoas possam conhecer melhor e saber do que a Economia Solidária é capaz”.
Edilúcia ao meio juntamente com outras colegas do grupo de Rechilieu.
A empreendedora Rosa Carvalho, que faz parte do grupo Artcan, da Associação do Grupo de Economia Solidária de Candiba também se sente alegre com o espaço: “lutamos durante muitos anos para conseguir espaço e vender nossos produtos. O Cesol, e agora a inauguração desta loja representa a realização de um sonho para muitos artesãos. Estamos muito felizes de ter nossos produtos expostos aqui.”
Rosa e Fabiana expõem produtos da Artcan que estão à venda na loja do Espaço Solidário.
Maria do Socorro Gonçalves, artesã do grupo Agulhas do Sertão, do distrito de Mutans, Guanambi, encerra: “estou realizada, com uma expectativa enorme em relação ao Espaço Solidário. Esperamos agora, a aprovação da sociedade, que deem valor ao que fazemos com tanto carinho. O apoio do governo do Estado da Bahia, através do Cesol, e todos que nos apoiam direta ou indiretamente é muito importante, só temos a agradecer.”
Maria do Socorro (à direita) e colega do grupo Agulhas do Sertão. Produtos de excelente qualidade.