O Grupo Alto do Sertão Costureiras de Morrinhos (município de Guanambi) produz materiais como tapetes, bolsas, lembranças, roupas e até roupas íntimas. Composto por 15 mulheres guerreiras, o grupo já existia antes da chegada do Cesol, em 2013. Através de um curso que a Renova Energia realizou na região, em 2012, elas participaram e desenvolveram juntas o trabalho que fazem até hoje. Com máquinas cedidas em parceria com a Renova e com o espaço de trabalho com instalação das máquinas com aluguel pago em parceria com a Prefeitura de Guanambi, elas trasnsformam retalhos de panos em lindas confecções. Destaque para as peças íntimas, que chamam a atenção pela beleza, cuidado da concepção e criatividade.
Com o apoio do Cesol o grupo só fez ganhar mais visibilidade, além de mais auto-estima. Vilmanete, que está à frente, conta que o grupo já teve oficinas de capacitações específicas com o Cesol - de serigrafia e curso de roupa íntima; oficina de preço, logomarca, padronização, design das peças e harmonização de estampas e cores. E não foi só isso, o Cesol também colaborou com questões de contabilidade de receitas e despesas e formalização do grupo, com CNPJ para comercializar de uma forma mais organizada. "Se não fosse o Cesol, não teríamos continuado a produzir. O grupo tem hoje muita vontade e coragem e muito disso é por conta da orientação e incentivo dos técnicos do Cesol. Até material o Cesol já nos cedeu para produzir, os cartões de visita que temos hoje, então só temos a agradecer", comenta.
Na última Feira de Economia Solidária realizada pelo Cesol em Guanambi, elas participaram, e também estão inseridas no Catálogo Digital disponível aqui no HOTSITE do Cesol. Confere clicando aqui!
Veja AQUI também álbum com mais fotos do grupo trabalhando!