Nos dias 18 e 19 de agosto o Cesol Sertão Produtivo, em parceria com a Setre e e a Seagri (governo do estado da Bahia) realizou nos municípios de Guanambi e Brumado, o Encontro da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território Sertão Produtivo. Durante o evento, que teve como principal objetivo orientar os empreendimentos na produção e comercialização e disseminar o trabalho coletivo na agricultura familiar, foi feita a entrega do Selo da Agriculutra Familiar a seis empreendimentos assessorados pelo Cesol.
O momento da entrega do selo foi marcante. Recebido diretamente das mãos do Superintendente Estadual da Agricultura Familiar, senhor Wilson Dias, o Selo da Agricultura Familiar se apresenta como uma importantíssima ferramenta para identificar os produtos oriundos deste setor, que vem crescendo e se organizando para produzir cada vez mais e com mais qualidade.
Para o coordenador do Cesol, Warlei Oliveira, "a conquista do Selo representa o avanço da Agricultura Familiar no nosso território, fazendo com que os produtos sejam mais valorizados e visíveis no mercado, contribuindo ainda para o consumo consciente e a produção sustentável. O próximo passo do Cesol nesse sentido será orientar os grupos para a inserção destes produtos certificados com o Selo na Cesta do Povo da região, através do credenciamento dos empreendimentos junto a Empresa Baiana de Alimentos – EBAL."
O empreendedor Judicael Pinheiro, do grupo de produção de geleias e doces da comunidade de Campo Seco, município de Brumado, fala da alegria dos produtos do grupo ter recebido o Selo: "agora temos o Selo de Agricultura Familiar, que vai aparecer no rótulo das geleias e doces que a gente produz aqui na fábrica, isso é muito bom, vamos continuar trabalhando para manter a qualidade do nosso produto e tenho certeza de que o selo vai nos trazer sucesso, com fé em Deus".
Os empreendimentos que receberam o Selo foram:
Associação das Comunidades de Quixaba (Guanambi) - produção de hortaliças.
Associação do Povoado de Curral de Varas (Guanambi) - produção de hortaliças.
Associação da Comunidade de Casa Velha (Palmas de Monte Alto) - produção de hortaliças.
Associação da Comunidade de Vargem Comprida (Palmas de Monte Alto) - produção de hortaliças.
Associação da comunidade de Lagoa das Cacimbas (Malhada de Pedras) - produção de hortaliças.
Associação da comunidade de Campo Seco (Brumado) - produção de doces.
O selo
O Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), também conhecido como Selo da Agricultura Familiar, foi criado em 2009 e identifica produtos da agricultura familiar, fortalecendo a identidade social do setor perante os consumidores, informando e divulgando sua presença na produção de alimentos e artesanatos. A validade do selo é de cinco anos, podendo ser renovado.
O recebimento do selo pelos empreendimentos do Cesol Sertão Produtivo demonstra a valorização da atividade da agricultura familiar como segmento fundamental para o desenvolvimento econômico e social local e torna visível a participação dos produtores no mercado, fortalecendo suas identidades.