Na última semana do mês de agosto, a coordenadora do programa Vida Melhor/Setre-Sesol, Albene Piau esteve em visita técnica ao Território do Sertão Produtivo. O objetivo da visita da coordenação foi acompanhar as rotinas do Cesol Sertão Produtivo na execução do trabalho de assessoria aos empreendimentos de economia solidária e também realizar uma reunião interna com a equipe de técnicos. A coordenação teve a oportunidade de conhecer grupos importantes do Cesol Sertão Produtivo, como: Mulheres Costureiras do Mulungu; também outro grupo de costureiras, ASCOM, em Mutans, ambas na zona rural de Guanamabi, e o grupo Aprocana, em Caetité.
A coordenadora comenta a visita técnica aos empreendimentos e fala sobre os resultados observados em relação ao trabalhlo do Cesol Sertão Produtivo: "O objetivo maior da visita foi de realizar uma escuta sensível aos empreendimentos atendidos ao longo desses quase dois anos. Fomos a três empreendimentos, dois já em fase de comercialização, ou seja, que já passaram por quase todos os serviços de assistência técnica, e um que está iniciando o EVE. Pudemos constatar pelos depoimentos das mulheres que compõem esses empreendimentos - e aqui cabe salientar que a maioria desses grupos é composta por mulheres - que a assistência do Cesol tem feito diferença tanto na qualidade dos produtos, quanto na auto estima dos grupos. Elas se emocionam ao relatar a trajetória de cada um dos empreendimentos antes e depois da atuação da equipe do Cesol". E conclui: "Cabe ressaltar que ainda há muito a ser feito, os produtos requerem melhoria em suas confecções, acabamentos, entretanto, avanços demonstram que estão no caminho certo e estão dispostas a continuar na luta, buscando a emancipação dos grupos".
A visita se estendeu também ao espaço solidário de comercialização que está sendo organizado em Caetité, com recursos do Edital de Redes, também de responsabilidade de execução da Setre/Sesol.
Mulheres Costureiras de Mulungu
ASCOM - Associação Comunitárias de Mutans
Aprocana - Caetité
*Todas as fotos foram cedidas por Albene Piau.