O Centro Público de Economia Solidária – CESOL, em parceria com a Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte – SETRE e a Secretaria de Agricultura – SEAGRI do governo do Estado da Bahia realizou nos dias 18 e 19 de agosto, respectivamente nos municípios de Guanambi e Brumado, o Encontro da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território Sertão Produtivo. O evento teve como principal objetivo orientar os empreendimentos na produção e comercialização e disseminar o trabalho coletivo na agricultura familiar em todo território.
Encontro em Guanambi.
Estiveram presentes os empreendimentos da agricultura familiar assessorados pelo CESOL, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Secretarias de Agricultura dos municípios do Território, EBDA, SETRE, SEAGRI/SUAF, SEBRAE, Banco do Nordeste, Centro de Agroecologia no Semiárido – CASA e Coordenação de Desenvolvimento do Território Sertão Produtivo – CODESP.
O evento
Foram realizadas oficinas e palestras abordando as seguintes temáticas: Políticas Públicas voltadas para a Agricultura Familiar; Selo da Agricultura Familiar; Tecnologias Sociais e Inclusão Produtiva; Orientação ao Crédito (CREDSOL e Agroamigo (BNB); Orientação à comercialização com apresentação dos mercados institucional e convencional; e Orientação a regularização contábil dos empreendimentos.
Encontro em Brumado.
Um dos momentos que marcaram os dois eventos foi a entrega do Selo da Agricultura Familiar a sete empreendimentos assessorados pelo CESOL. A entrega do Selo foi realizada pelo Superintendente Estadual da Agricultura Familiar, senhor Wilson Dias. O Selo da Agricultura Familiar surge como uma importante ferramenta para identificar os produtos oriundos deste setor, que vem crescendo e se organizando para produzir cada vez mais e com mais qualidade.
Superintendente da Agricultura Familiar do Estado da Bahia – SUAF, Wilson Dias entregando o Selo da Agricultura aos Empreendimentos de Economia Solidária da Agricultura Familiar no município de Guanambi.
Representante da Superintendência da Agricultura Familiar do Estado da Bahia – SUAF, Gustavo entregando o Selo da Agricultura aos Empreendimentos de Economia Solidária da Agricultura Familiar no município de Brumado.
Para o CESOL – Sertão Produtivo, a conquista do Selo representa o avanço da Agricultura Familiar no território, fazendo com que os produtos sejam mais valorizados e visíveis no mercado, contribuindo ainda para o consumo consciente e a produção sustentável. O próximo passo do Cesol nesse sentido será orientar os grupos para a inserção destes produtos certificados com o Selo na Cesta do Povo da região, através do credenciamento dos empreendimentos junto a Empresa Baiana de Alimentos – EBAL.