Palmas de Monte Alto no sudoeste da Bahia recebe o Projovem Trabalhador, sessenta jovens da cidade estão participando do curso de Agro-extrativismo que é executado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB).
O Agro-extrativismo é baseado na união de atividades agrícolas sustentáveis de baixo impacto e alto valor social. A atividade é fonte de renda para muitas famílias. O curso oferece todo suporte para que os alunos aprendam a manusear o solo, produzir hortaliças, adubar, entre outras formas para o cultivo sustentável e relacionado à vocação local.
Os jovens participantes do projeto recebem nessa primeira parte do curso 100 horas voltadas para a qualificação social, com disciplinas que focam os valores humanos, ética, cidadania, educação ambiental, higiene pessoal, promoção da qualidade de vida, noções de direito trabalhista, formação de cooperativas e prevenção de acidentes de trabalho. São ministradas também aulas de Informática e revisados os conteúdos de Matemática e Português. A partir do dia 22 de agosto começa as aulas voltadas à prática do Agro-extrativismo. Segundo a instrutora Fabiana Santos “para os alunos não é apenas um curso, mas, uma porta aberta para a cidadania e o mercado de trabalho, um investimento na formação profissional. O projeto vai mudar a realidade de todos participantes e da nossa comunidade.” ASCOM IDSB