Na última semana o IDSB realizou as certificações das turmas do Qualifica Bahia em 15 municípios. Na quinta (07) e sexta (08), além das cidades que já foram citadas aqui no nosso site, aconteceu também a entrega de certificados nos municípios de Poções e Santa Cruz da Vitória, respectivamente. Saiba mais detalhes sobre cada momento:
POÇÕES
Em Poções foram 20 jovens qualificados no curso de Pedreiro Polivalente, e outros 20 no curso de Pintor. A certificação aconteceu na quinta-feira (07), pela manhã, na Escola Otávio José e contou com a participação da Secretária de Ação Social, representando o prefeito, Irenilda Maglhães; o instrutor Jasiel Martins; Selma Pereira, o apoio do Qualifica Bahia pelo IDSB em Poções; a diretora do IDSB, Wilde Soares e a coordenadora do Qualifica Bahia pelo IDSB, Jocélia Melo. A mesa também contou com a presença do aluno do curso de Pedreiro, Luciano Barreto.
Na ocasião, muitos elogios foram feitos à iniciativa do governo do Estado na idealização do Qualifica Bahia e à atuação do IDSB na execução do programa. Para a administração municipal, a realização dos cursos foi excelente para a cidade, e a expectativa, como em todos os demais municípios é a de que o Qualifica aconteça mais vezes para atender a demanda de uma parcela da população que está fora do mercado de trabalho por não haver qualificação. "Estamos lutando para trazer uma fábrica para Poções e a nossa luta é que mais mulheres trabalhem, pois muitas delas hoje já são chefes de família e precisam de trabalho. Tenho certeza que cursos como estes que foram executados aqui ajudam também nesse processo de inserção", comenta Irenilda.
Num momento especial da solenidade, um dos alunos do curso de Pedreiro, Luciano Barreto, fez uma homenagem às turmas cantando de forma muito emocionante. A coordenadora do IDSB, Jocélia Melo comenta: "Em Poções foi tudo muito emocionante. Vimos que o trabalho foi bem feito, atingimos nossos objetivos. Por tudo que vimos por lá, temos a certeza de que os alunos aprenderam e muito".
Em Poções, o sucesso do programa foi tanto que uma equipe de seis alunos fizeram uma empreitada para pintar uma escola do município, com a colaboração do instrutor do Qualifica Bahia. Além disso, eles também realizaram a pintura de todo o colégio onde aconteceram as aulas. A dica da diretora do IDSB, Wilde Soares, é sempre o incentivo de que os alunos pensem à frente, em possibilidades de geração de renda, como por exemplo, montar uma associação com a conjunção dos dois cursos: "Façam uma associação na área de construção civil, Pedreiro e Pintor são duas profissões que se complementam. Vocês já têm contato e apoio do município, só falta colcoar em prática tudo que aprenderam. Desejo muito sucesso e espero estar de volta numa próxima edição do projeto".
SANTA CRUZ DA VITÓRIA
A certificação em Santa Cruz da Vitória aconteceu na sexta-feira (08), às 17h, no auditório da APAE. Lá, foram 20 jovens qualificados no curso de Culinária, e 20 jovens do curso de Doces e Salgados. No evento estiveram presentes a Secretária de Assistência Social, Lucimeire Bezerra; a Secretária de Saúde, Vanusa Aquino; a Coordenadora do CRAS e também instrutora do curso, Joelice Moreno; as instrutoras Rosana Cardoso, Silvana dos Anjos e Rita de Cássia Caldas; a coordenadora do IDSB, Jocélia Melo; a Supervisora do Qualifica Bahia pelo IDSB, Márcia Soares; as alunas Marcileide Fontes e Dayara de Araujo, representando a turma; o apoio do Qualifica pelo IDSB no município, Jursielle França, e também a diretora da APAE e três vereadores.
Todos os representantes do poder público municipal que estiveram presentes e também os instrutores teceram elogios à realização do curso na cidade. Esta foi a primeira vez que o IDSB executou o Qualifica Bahia no município, e os resultados foram bastante positivos, não só do ponto de vista do aprendizado e da interação dos grupos, mas de todo o processo de execução, desde o lanche, à estruturação dos espaços e equipamentos para as aulas. A aluna Maricleide Fontes, em sua fala, surpeendeu a todos com uma forma diferente e criativa de homenagear o projeto, instrutores, IDSB e colegas. Em forma de receita, ela falou sobre o decorrer do curso e principalmente sobre a boa convivência do grupo e formação de novas amizades.
Para Márcia Soares, "executar o Qualifica Bahia em uma cidade que nunca antes havíamos trabalhado é sempre um novo desafio. Este ano, tivemos sete novas cidades para atender através do projeto, e fechamos todas com chave de ouro."