Na última sexta (08) o IDSB realizou as certificações dos cursos do Qualifica Bahia nas cidades de Vitória da Conquista e Caatiba. Saiba como foram as solenidades de entrega de certificados em cada município:
VITÓRIA DA CONQUISTA
Em Vitória da Conquista a certificação da turma de Eletricista de Instalações Prediais teve início às 9h, no auditório do IDSB. Contou com as presenças dos alunos, do presidente do IDSB, Eduardo Moraes, da coordenadora do IDSB, Wilde Soares e da supervisora do Qualifica Bahia pelo IDSB, Márcia Soares.
O aluno Jeferson Barros, que juntamente com mais seis colegas, já estão cursando Engenharia Elétrica pela Fainor, e participaram do Qualifica Bahia, deu um depoimento em nome da turma: "A parte de qualificação social do projeto foi excelente. Na faculdade nos atentamos muito para os aspectos técnicos da profissão, mas é super importante pensar no aspecto humano do trabalho, valorizar a parte humana. Engenharia Elétrica não é só fazer instalações. Todo trabalho tem a questão social. Essa é uma área fantástica, tem trabalho para quem tem qualificação, tem espaço. Eu mesmo já trabalhei na área e sei o quanto é difícil para as empresas conseguir profissionais qualificados, ou seja, a mão de obra é escassa. Espero que esse curso seja apenas o começo para aqueles que não estão na faculdade ainda. Para nós que já estamos foi extremamente produtivo, aprendemos muito e vai com certeza complementar o nosso conhecimeto no curso superior. Desejo boa sorte a todos os colegas!"
A diretora do IDSB, Wilde Soares comentou sobre a importância do curso: "Esse é um projeto de grande relevância social, feito por pessoas que pensam nos outros, na qualificação do povo baiano, com muita seriedade. Nunca antes esse país viu tanto investimento na área social como agora. Então aproveitem o que aprenderam aqui, pois é apenas o começo da jornada de vocês, levem o curso como o início da preparação para um futuro de trabalho promissor". Eduardo Moraes, presidente do IDSB complementa: "Fico muito feliz em participar de mais uma certificação de uma turma do Qualifica Bahia, pois sei que o aprendizado que tiveram foi de muita qualidade, com excelentes instrutores. Este é um programa que tem como objetivo a inserção social, o protagonismo de vida das pessoas, visando dar oportunidade para aqueles que estão fora do mercado de trabalho. Além disso, possibilita a mudança de pensamento, de concepção de vida, de auto-estima. Espero que vocês se livrem das crenças limitantes, pois vocês podem sim ter muito sucesso. E é isso que desejo a todos, miuito sucesso!"
CAATIBA
A certificação de Caatiba começou às 15h no Colégio Rural do município. Contou com a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Charles Nunes; das instrutoras Zenilda Lima, Rosana Cunha e Sandra Lídia; também com a coordenadora do IDSB, Wilde Soares. Foram 40 pessoas certificadas, 20 do curso de Doces e Compotas e 20 do curso de Panificação.
Charles Nunes conta que o Qualifica Bahia em Caatiba fez muito sucesso: "Foi uma honra receber o projeto aqui em Caatiba, inclusive através do IDSB. Nós da administração municipal lutamos muito e não medimos esforços para que desse tudo certo, e hoje estamos finalizando com muito sucesso. Já demandamos para o governo do estado que viesse mais cursos para cá, e estamos na torcida para que ano que vem sejamos contemplados."
Sandra Lídia, em nome das instrutoras também comentou: "foi um aprendizado mútuo os cursos do Qualifica aqui na nossa cidade. Agradecemos a todos que ajudaram, à Secretária de Educação, Suely Cardoso, que colaborou muito com a gente. À Fabiana Rocha, uma grande amiga que me ajudou muito com os equipamentos eletrônicos para as aulas de qualificação social. Ao IDSB em nome de Márcia e Jocélia que não deixaram nada faltar, sempre prontas para nos atender. Às colegas e aos alunos por toda interação que tivemos, amizade e aprendizado. Foi uma experiência excelente."
Samille Lima, aluna do curso de Doces e Compotas falou sobre o que o curso representou para os alunos: "Achamos que quando o curso começasse já íamos pôr a mão na massa para fazer os doces e os pães, mas não foi assim, foi muito melhor. Começamos com as aulas de qualificação social e foi maravilhoso, aprendemos que o profissionalismo vai além do saber fazer; é também a preocupação com as questões sociais. O certificado que estamos recebendo hoje é apenas o complemento de tudo que estamos levando desses cursos. O projeto foi além das nossas expectativas, pois formamos aqui uma nova família". A aluna Nájila Almeida logo após cantou uma canção que ela mesma compôs, falando sobre a importância do companheirismo nas relações de vida e trabalho.
Encerrando as falas, Wilde Soares comentou sobre a possibilidade de formarem uma associação na área de alimentos, sobre o trabalho realizado pelo Cesol, sobre as faciliades de crédito. Neste momento, Charles se colocou à disposição para apoiá-las na montagem de uma associação, dando toda a assessoria possível. Ao final, as alunas deram uma lembrança às instrutoras, um livro de receitas feito artesanalmente por elas, demonstrando a grande interação das turmas.