Nesta quinta-feira (07) foi o dia dos alunos das cidades de Anagé e Ituaçu receberem seus certificados dos cursos do Qualifica Bahia, executados pelo IDSB entre maio e julho deste ano. Saiba como foram as solenidades de certificação em cada cidade:
ANAGÉ
Em Anagé foram 20 alunas do curso de Cabeleireiro e 20 alunas do curso de Doces e Compostas. O evento aconteceu no CRAS, às 8h. Estiveram presentes a Secretária de Assistência Social, Amália Oliveira; a Coordenadora do CRAS, Índira Matos; as instrutoras Edna Barbosa e Daiane Dias; o apoio do Qualifica Bahia pelo IDSB em Anagé, Maria Helena Santos; e representando o IDSB, o presidente Eduardo Moraes.
As instrutoras ressaltaram a importância na vida delas de terem ministrado o curso: “foi um aprendizado de vida para mim”, comenta Daiane Dias. “Tivemos meninas que começaram o curso e não sabiam manusear o secador, e hoje sabem não só dar uma escova no cabelo, mas também pintar, e até mesmo conceitos básicos de corte. Ou seja, sabem o princípio para uma profissão”, relata Edna Barbosa.
As alunas Homilda Ribeiro, da turma de Doces, e Andressa Abreu, da de Cabeleireiro, falaram igualmente do sentimento ao concluir o curso do Qualifica: “O curso não foi só para aprender a fazer Doces e Compotas, nem para aprender a pintar e escovar um cabelo. Tivemos lições de vida aqui, com as instrutoras e com as colegas do grupo. Aprendemos coisas que não sabíamos fazer, mas também aprendemos coisas para a vida. Amei”, comentou Homilda.
A Secretária de Assistência Social, Amália Oliveira, também deu seu depoimento: “O município tem dificuldade em empregar e absorver a maioria dos jovens que estão fora do mercado de trabalho. Então através de programas como o Qualifica Bahia damos oportunidades para que vocês possam ter a renda independentemente de emprego formal, ou seja, possam se sustentar sozinhas. O objetivo é que vocês cresçam e se desenvolvam, pois aqui é só o início". O Presidente do IDSB, Eduardo Moraes, concluiu: "Temos aqui dois mercados capazes de gerar renda, o de Doces e o de Cabeleireiro. Vocês agora têm que praticar. Há crédito para apoiar vocês para que possam investir, vocês também têm a possibilidade de montar associações. Fico feliz em ver aqui só mulheres, continuem abandonando as crenças limitantes para que possam continuar a crescer."
ITUAÇU
Em Ituaçu o IDSB certificou 20 alunos do curso de Eletricista de Instalações Prediais, no Telecentro Comunitário, às 11h. A solenidade contou com as presenças do Secretário de Administração, representando o prefeito do município, Eduardo Moraes; o Secretário de Assistência Social, José Carlos; os instrutores José Alberto e Jackson Barbosa; o apoio do Qualifica Bahia pelo IDSB, Liliane Vieira; a supervisora do Qualifica pelo IDSB, Márcia Soares; e o Presidente do IDSB, Eduardo Moraes.
Para o Secretário José Carlos, que colaborou com a articulação do curso em Anagé, o fechamento do curso foi um sucesso e a cidade merece mais: "o governo municipal não mede esforços para criar oportunidades para sua população, principalmente para os mais jovens. E já demandamos para o governo do estado que venham mais cursos para Anagé. Esperamos no ano que vem termos novamente o IDSB aqui conosco para executar esse excelente trabalho".
O instrutor da etapa de Qualificação Profissional, José Alberto, comenta: "Me senti muito bem com a convivência com esse grupo. E estou triste por ter acabado, está fazendo muita falta. Parabenizo todos os alunos por terem se dedicado tanto. Teremos dificuldades no mercado de trabalho, mas não tenham dúvidas que há espaço para novos eletricistas. Sejam os melhores!" O instrutor de Qualificação Social, Jackson Barbosa também fala: "Este é um grande momento, e fico feliz por ter ajudado para que ele acontecesse. Aqui é o início que vai frutificar para que novas oportunidades apareçam na vida de vocês. Foi uma grande satisfação trabalhar com vocês".
Márcia Soares, supervisora do IDSB parabenizou também a turma pela perseverança. "Levem esse aprendizado para a vida de vocês, esse certificado tem grande importância para o início da jornada de trabalho que vai começar, será um diferencial".