No segundo dia de certificações do Qualifica Bahia, que aconteceu nesta quarta-feira (06), o IDSB passou pelos municípios de Iuiú, Ibiassucê e Jacaraci. A entrega de certificados em cada cidade foi um sucesso. Confira os detalhes:
IUIÚ
Em Iuiú foram 40 pessoas certificadas, sendo 20 alunos do curso de Cultivo de Produtos Orgânicos e 20 da turma de Culinária. A solenidade aconteceu às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Estiveram presentes na composição da mesa o Prefeito Carlos Vagner Frota; a Secretária de Desenvolvimento Social, Isau Rosa Santana; Aldenor de Souza, Presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais; os instrutores Ernandes Costa e José Alves; o aluno Marcos Sanaga; e Wilde Soares representando o IDSB. Além disso, o evento também contou com a presença do vereador Sebastião Pereira, a Secretária de Educação, Graça Guedes; funcionários de secretarias e do CRAS do município; e da Supervisora do Qualifica Bahia pelo IDSB, Márcia Soares.

Para o Prefeito Carlos Vagner, o Qualifica Bahia foi uma grande oportunidade para quem participou: “Espero que os alunos coloquem em prática o que aprenderam e usem isso para aumentar a renda familiar. A agricultura familiar vem crescendo muito e tendo muitos incentivos do governo do estado”. Tocado pelo sucesso das turmas, ele disponibilizou um box do mercado para que os alunos pudessem expor e comercializar seus produtos.
O aluno Marcos Sanaga deu seu depoimento emocionado: “Sou agricultor há 5 anos, mas estava desacreditado. Depois do curso voltei a acreditar. Aprendi muitas coisas que eu não sabia, com professores e um grupo excelentes. Fico feliz de ver que muita gente da turma que ainda não tinha uma horta agora estão colocando em prática, devido ao incentivo do curso. Visitamos muitas comunidades que têm hortas orgânicas organizadas, e isso fez com que aumentasse ainda mais meu interesse em plantar, podemos ter renda a partir disso”.

A aluna Maria Lourdes também comentou: “Antes de começar o curso estava um pouco depressiva, então participar desse grupo foi pra mim uma renovação, me senti jovem de novo, forte. Vocês não imaginam a importância que isso teve na minha vida. Tenho uma associação e também estava desacreditada. Mas agora acho que pode dar certo e que posso encontrar pessoas para participar comigo e dar apoio. Esse certificado é uma vitória.”
IBIASSUCÊ
A solenidade aconteceu às 14h, no Parque de Exopsições, onde 20 alunos da turma de Frutas e Hortaliças Processadas foram certificados. O encontro contou com as presenças dos instrutores Sandro Fonseca e Mark Silva.

A aluna Angelina Freitas comentou positivamente: “Foi muito produtivo. Agora temos que valorizar o que aprendemos. Me disponho como membro do grupo para pensarmos numa associação. Podemos continuar, temos capacidade! Estamos entre amigos e tem tudo para dar certo”. Para a aluna Marli Duca, o curso foi um momento especial: “Quando o curso começou eu estava no início da gravidez e achei que não ia ficar por causa dos enjoos. Mas fiquei e hoje posso dizer que a melhor parte da minha gestação foi enquanto estive aqui. Foi maravilhoso, tivemos ótimos momentos juntos.”
JACARACI
Às 16h, encerrando o dia de certificações, o Polo Universitário de Jacaraci, o IDSB certificou 20 alunos da turma de Frutas e Hortaliças Processadas e 20 alunos da turma de Pedreiro Polivalente. Esta foi a primeira vez que o IDSB executou um projeto no município e o resultado foi muito positivo. Estiveram presentes o Secretário de Assistência Social, Alexandre Dijan Coqui; as instrutoras Sônia Souza, Joaquim Porto e Verônica Gomes; e o apoio do IDSB em Jacaraci, Maria de Fátima Meira.

O Secretário fala de forma engajadora para os alunos: “Queremos muito mais cursos para Jacaraci, este foi só o primeiro. Já solicitamos mais ao governo do estado. Vimos muito empenho das duas turmas, inclusive na de Pedreiro, temos duas mulheres que estão saindo melhores pedreiras do que os rapazes! Houve muita força de vontade de todos e por isso estão todos de parabéns”. A instrutora Sônia ressalta: “Os valores trabalhados aqui são importantes para a vida. Gostei muito da preocupação do projeto com a formação social, que é tão importante quando a parte prática.”

Encerrando, a diretora do IDSB, Wilde Soares enfatizou em sua fala em todas as cidades alguns pontos importantes: “O projeto é apenas uma iniciação para a qualificação. Queremos que os alunos tenham o pontapé inicial para o incentivo a diversas coisas, dentre elas, a formação de associações para que possam se organizar e colocar em prática o que começaram a aprender, e dessa forma se desenvolverem e ter sua renda. Isso é inclusão social através de uma política pública. Tivemos em várias cidades o apoio do município, que é muito importante, pois podemos desenvolver um resultado em conjunto, o governo, o IDSB, os municípios e os instrutores, visando a um só objetivo, a qualificação dessas pessoas e sua inclusão no mundo do trabalho, nesses casos de hoje, principalmente através da agricultura familiar”.