O IDSB deu início nesta terça-feira (05) às Certificações do Qualifica Bahia nas cidades de Pindaí, Urandi e Guanambi. Neste ano o IDSB executou o projeto em 15 municípios, entre maio e julho de 2014. Confira como foram as solenidades de enterga dos certificados, que fecham com sucesso mais um ciclo do programa.
PINDAÍ
A certificação em Pindaí aconteceu às 9h, na Associação Comunidade Pedra Grande e contou com a presença dos 20 alunos do curso de Cultivo de Produtos Orgânicos, do instrutor Djalma Cotrim e dos representantes do IDSB, Wilde Soares e Márcia Vieira.
A aluna Fabiana Carvalho conta que o curso para ela foi uma terapia, e comenta já estar sentindo saudades: "o curso foi muito importante, apareceu no momento em que eu mais precisava, quando passava por dificuldades. Fazer parte deste grupo e ter feito amigos foi muito bom, tanto que considero essas pessoas como minha segunda família. Além disso, aprendi muita coisa de cultivo de orgânicos que ainda não sabia, mesmo tendo a minha horta em casa, com milho, alface, maxixe e amapiê. Hoje, depois do curso, eu consigo cuidar melhor da minha área cultivada, ou seja, foi uma troca de experiências muito grande".
Dona Maria Mendes, também aluna do curso, e demais colegas comentaram igualmente satisfeitos sobre o aprendizado e sobre a vontade de fazer valer o que aprenderam; falaram também da dedicação dos instrutores Izalda Gomes e Djalma Cotrim, e da importância desse tipo de investimento para a região em que estão inseridos. Para complementar, a coordenadora do IDSB, Wilde Soares, encerrou a certificação dando ênfase à oportunidade de crescimento e de renda que o curso oferece: "É muito gratificante para o IDSB ver os resultados positivos do Qualifica nessa comunidade. A maioria do grupo é de mulheres, e isso mostra como a economia da família se sobressai pelo trabalho das mulheres. Espero que todos saibam aproveitar o que aprenderam, para ampliar a renda familiar e continuar na busca por novos conhecimentos".
URANDI
Os 20 alunos da turma de Pedreiro Pollivalente de Urandi participaram da certificação às 13h no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O evento contou também com as presenças da Secretária de Mulheres do Sindicato, Luciene Matos e dos instrutores Fabiana Fialho e Marcos Ferreira.
Para o aluno Brener Matos, que falou em nome da turma, o curso deixou duas contribuições principais: o aprendizado de uma profissão, e o laço de amizade que se estabeleceu entre eles. "O curso foi muito bom, aprendemos na prática como é a profissão de pedreiro e tivemos uma ótima convivência em grupo, a pena é que durou pouco". A representante do Sindicato, Luciene Matos também parabenizou os alunos pela conclusão do curso, agradeceu e elogiou a parceria com o IDSB e se colocou à disposição para continuar colaborando com políticas públicas como esta.
O aluno Antônio Ferreira, que é pai do instrutor Marcos, também comentou: "Esse curso foi especial para mim. Fui eu quem ensinou meu filho a ser pedereiro, agora, depois de alguns anos, ele é que foi meu professor. E eu aprendi muito com ele também. Foi excelente". O instrutor Marcos também fala: "Ensinar ao meu pai, depois de já ter aprendido tanto com ele foi ótimo. Sempre temos algo a aprender e a ensinar para os outros. A maioria da turma nunca tinha trabalhado na área de construção, nem como ajudante de pedreiro. E muitos aprenderam rápido, e hoje já têm a base para se tornar profissionais".
Guanambi
Encerrando a terça-feira, o IDSB realizou a certificação dos 16 alunos da turma de Encanador e 18 da turma de Mecânico de Manutenção de Motocicletas, no Colégio Modelo de Guanmabi às19h. Também estavam presentes o assessor do Deputado Daniel Almeida, Paulo Costa; os instrutores Danilo Teixeira, Andressa Fagundes, João Américo e Mábia Meira; além das pessoas de apoio do Qualifica em Guanambi, Rosângela Oliveira, que também é instrutora, e Daniela Dias.
Dando início à solenidade, a aluna Flávia Cardoso, única mulher do curso de Encanador, agradeceu a cada envolvido no projeto e deu um depoimento emocionado: "nossos esforços seguiram numa única direção - fazer desse curso inesquecível. E foi! Fica a saudade e a vontade de aprender mais!". O aluno Wilson Guimarães, da turma de Mecânico, que para assistir às aulas precisava se deslocar de município diariamente de moto, também comentou: "com muito esforço concluí o curso, e sei que é com o mesmo esforço que vou conseguir me profissionalizar ainda mais. Fica aqui o meu muito obrigado a todos, foi uma experiência ótima".
Em Guanambi a certificação foi recheada de homenagens: aos alunos da turma de Encanador, Lúcio Alves e Joaquim dos Santos, por não terem faltado a nenhum dia de aula, dando um exemplo de compromisso. À instrutora Rosângela, que falou com carinho sobre sua relação com o IDSB: "Desde 2007 atuo em parceeria com o IDSB dando todo o apoio aqui de Guanambi porque sei que o trabalho é feito com compromisso social e seriedade. Nesta edição do Qualifica eu tive o prazer de estar com a minha décima turma de Qualificação Social". E à Márcia Soares, surpevisora do IDSB para o Quaifica Bahia, que foi elogiada também com muito carinho por todos os alunos, instrutores e apoiadores pelo seu empenho com o projeto.
Paulo Costa e Wilde Soares arremataram as falas da noite abordando sobre a importância de se refletir sobre as políticas públicas que estão sendo feitas no nosso país e na Bahia, voltadas para a população mais pobre, dando acesso a oportunidades nunca antes vistas. "Queremos que vocês saiam daqui entusiasmados, pois o projeto mudou a cabeça, a vida e a forma de vocês enxergarem o mundo do trabalho. O Qualifica faz parte de um projeto importante e parabenizo a todos que dele participaram", fala Paulo Costa. "Enxergo o Qualifica Bahia como mais uma forma de inclusão social, distribuição de renda, ou seja, um dos caminhos para a transformação".