A Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Povoado de Curral de Varas, Empreendimento de Economia Solidária da Zona Rural de Guanambi é a primeira Associação credenciada para venda de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a merenda escolar das unidades vinculadas à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, no âmbito da jurisdição da DIREC 30 – Guanambi. Para o credenciamento, que foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 08 de julho de 2014, a Associação teve o apoio do Centro Público de Economia Solidária – CESOL Sertão Produtivo, órgão de assessoria gerenciado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano – IDSB.
A Associação de Curral de Varas desempenha atividade de agricultura familiar, por meio da Unidade Produtiva de derivados da mandioca. Atualmente gera renda para 24 mulheres das localidades de Curral de Varas, Beira Rio, Pajeú de Josefino e Jurema do Barbosa, que obtiveram importante apoio na reforma, ampliação e aquisição de equipamentos pelo Projeto Catavento da Renova Energia, além da assistência técnica realizada pela Ascontec pelo mesmo programa.
O CESOL assessora o Grupo de Mulheres nas áreas de gestão e comercialização, que envolve a orientação administrativa, contábil, nutricional (orientação em boas práticas de produção), relacionamento interno e externo entre outros, com o objetivo de fortalecer a união do grupo e realizar ações que promovam a sustentabilidade do empreendimento. Atualmente a Associação de Curral de Varas já comercializa os produtos para a merenda escolar do município de Palmas de Monte Alto, com perspectivas também para as escolas municipais de Guanambi, após a Chamada Pública da Agricultura Familiar, que será realizada neste mês de julho. E a partir do credenciamento já realizado no Estado, a associação também irá firmar contrato com a Secretaria Estadual de Educação para fornecimento de merenda escolar, como pães caseiros, beijú, avoador, chimango, sequilhos dentre outros.
A Associação já possui Alvará Sanitário, rótulos padronizados e está em processo de registro do código de barras, pois, além das vendas institucionais, também comercializa para padarias do Distrito de Morrinhos e busca novos clientes (supermercados, lanchonetes, hotéis e a comunidade em geral) devido à grande capacidade produtiva da unidade.